O prefeito Rafael Greca acompanhou, neste domingo (26/8), o segundo dia de circulação da linha Caiuá/Cachoeira, que faz o trajeto direto (ligeirinho) entre Curitiba e Almirante Tamandaré. É mais uma linha de integração de transporte público com a região metropolitana retomada pela Prefeitura, um dos compromissos de Greca durante a campanha eleitoral.
Antes chamada de Fazendinha/Tamandaré, a linha passou a ser identificada agora como Caiuá/Cachoeira. Esta é a sétima integração retomada pela Prefeitura de Curitiba e Governo do Estado desde o início de 2017, lembrou Greca. “Nesses meus 20 meses de gestão, seis linhas de ônibus foram integradas à Região Metropolitana de Curitiba, com mais de 60 mil usuários beneficiados: Colombo/CIC, Araucária/CIC, Angélica/CIC, PUC/Fazenda Rio Grande, Roça Grande/Santa Cândida e Quatro Barras/Santa Cândida”, lembrou o prefeito.
As linhas de integração são uma operação mista entre Urbs (Urbanização de Curitiba S/A) e Comec (Coordenação da Região Metropolitana). “Agora cada vez mais a Grande Curitiba é uma só, graças a essa parceria”, disse o prefeito.
O trajeto da linha Caiuá/Cachoeira será quase o mesmo da linha anterior (Fazendinha/Tamandaré). Do terminal do Caiuá, na CIC, até o terminal do Cachoeira, em Almirante Tamandaré, a linha Caiuá/Cachoeira terá 11 paradas. “Em horários de pico essa linha tem um ônibus a cada sete minutos, fora desse horário é um a cada 15 minutos”, explica o presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto.
O ligeirinho Fazendinha/Tamandaré esteve em circulação até 2014. Quando foi desativado, transportava quase 23 mil passageiros por dia útil.
Depois da desintegração, a linha ficou dividida e para seguir viagem até o município vizinho os passageiros tinham de entrar em três ônibus. “Com a mudança, o passageiro economiza, em média, meia hora”, acrescentou o presidente da Urbs.
Mudanças
Com a reintegração, deixa de funcionar a linha Fazendinha/Guadalupe, que era a parte urbana do trecho, e também a linha do trecho metropolitano, a Cachoeira/Centro Cívico.
Nesta segunda-feira (27/8), a Urbs também ativará uma linha de reforço entre o Terminal Caiuá e a estação-tubo Santa Quitéria, por onde passa também o Inter 2.
O ônibus Caiuá/Santa Quitéria vai atender passageiros nos horários de pico, pela manhã e à tarde, durante dias úteis.
A decisão da Urbs em ativar um trecho entre o Caiuá e a estação-tubo Santa Quitéria foi baseada em pesquisa feita com passageiros do terminal.