Foto:Beto Barata/PR
Retomado na quinta-feira, dia 10, após mais de dois anos sem reuniões, o Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CCT) pretende reestabelecer o diálogo amplo da comunidade científica com o Governo. Segundo o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, o governo do presidente Michel Temer valoriza o setor com liberação de recursos e com a recomposição do Orçamento do ministério.
“O setor estava presente de uma maneira muito efetiva, muito confiante nas políticas públicas do governo do presidente Temer, que não apenas está liberando recursos, [como] está (…) recompondo o orçamento do nosso ministério e, com isso, dando oportunidades, em especial à comunidade científica”, disse Kassab, em entrevista ao Portal Planalto.
Segundo ele, o Ministério da Fazenda assegurou a liberação de R$ 1,5 bilhão em restos a pagar ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.
Durante o encontro, Temer assinou a liberação de recursos para contratação de 101 projetos de pesquisa dentro do programa Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INTCs). Serão R$ 654,3 milhões repassados pelo Governo Federal e institutos estaduais de amparo à pesquisa.