Foto: Divulgação
O Governo do Paraná, a Prefeitura de São José dos Pinhais e a Secretaria de Aviação Civil querem encontrar uma solução para agilizar a modernização do Aeroporto Afonso Pena, na grande Curitiba.
A intenção é buscar soluções para as pendências administrativas entre os governos municipal, estadual e federal para permitir a construção da terceira pista.
Uma primeira reunião técnica aconteceu nesta semana entre o Secretário de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho, o Prefeito de São José dos Pinhais, Luiz Carlos Setim, e técnicos da Infraero e da Secretaria de Aviação Civil (SAC). No encontro foram definidas ações de médio e curto prazo para dar continuidade ao processo de modernização do Afonso Pena.
A intenção é fazer com que o município e o Estado trabalhem no processo de regularização das áreas do entorno do aeroporto, cuja desapropriação é necessária para construção da terceira pista. A ação conjunta vai acontecer com a definição por parte do Governo Federal – pela SAC e Infraero – da poligonal necessária para a pista.
Para o Secretário de Infraestrutura, José Richa Filho, esta ação conjunta permitirá avançar para obtenção dos recursos para a ampliação do aeroporto. “A ampliação da pista é importante para o desenvolvimento do Estado. Retomamos as tratativas para buscar soluções de viabilizar a obra”, afirmou Richa Filho.
O Prefeito disse que é a primeira vez que os três poderes envolvidos se reúnem na mesa para trabalhar em conjunto pela ampliação do aeroporto. “A cooperação entre os governos federal, estadual e a prefeitura é muito importante para o andamento do processo e o início das obras”, disse o Prefeito.
O Superintendente da Infraero, Antonio Pallu, afirmou que, depois de ampliado, o Afonso Pena terá uma grande vantagem operacional em relação a outros aeroportos brasileiros, permitindo a execução de operações simultâneas de pouso e decolagens.
O Governo do Paraná já solicitou recursos para a construção da terceira pista do Aeroporto Afonso Pena ao Governo Federal. “Esse é um pleito histórico do Paraná. A nova pista vai proporcionar uma maior competitividade do nosso setor produtivo”, finalizou Richa Filho.