De 9 a 11 de junho, Foz do Iguaçu abriga o 28º Congresso da Associação de Jornais e Revistas com Portais do Interior do Paraná (Adjori-PR). O evento, já tradicional, acontece no Foz Plaza Hotel onde uma intensa programação está definida, inclusive, contando com a presença ilustre, no dia 10, do secretário de Estado da Comunicação Social, Cleber de Oliveira Mata, representando o governador Ratinho Junior. Outras presenças ilustres são a do deputado estadual Alexandre Curi, que é secretário da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), e da diretora de Comunicação e Marketing da Alep, Katia Chagas.
Eleição da nova diretoria
Além de palestras, bate-papos e passeios, durante o Congresso será realizada a eleição da nova diretoria da entidade para o biênio 2024-2026.
O atual presidente da Adjori-PR, Cidenei Cristian Allembrandt, conhecido como “Alemão”, diretor do Grupo A Folha, é candidato à reeleição, em chapa única, a partir da desistência consensual da candidatura do tesoureiro e ex-presidente Elízio Siqueira. Após um mandato que se destacou pela organização das contas da entidade, por mais união entre os vinte e sete associados e a consolidação da parceria com o Governo do Estado, Allembrandt acredita que mais dois anos à frente da entidade pode gerar avanços no fortalecimento dos veículos e novidades ainda em debate.
“Na Adjori, decidimos tudo com a participação de todos os associados. Fico feliz pela confiança depositada em minha candidatura, a partir da desistência do Elízio, que conversou comigo e optou por abrir mão da candidatura pensando na continuidade da gestão, no interesse comum a todos os associados. Inclusive, parabenizo a ele pelo desprendimento“, disse.
Inovações e troca de experiências
O presidente da Adjori-PR ainda acrescenta que o Congresso traz uma excelente oportunidade aos jornais associados de troca de experiências, de adquirir novos conhecimentos e de atualização em marketing, mídias digitais e jornalismo. “Nossa área de atuação está sempre passando por inovações. Teremos uma programação de palestras muito boa. A Inteligência Artificial, por exemplo, é um tema de palestra muito importante. Há jornais que já a utilizam, porém, em nossa associação há veículos que não a aplicam, ainda, o que será muito proveitoso levar esse conhecimento para a palestra“, frisa.
Fake news
Outro ponto destacado é o fortalecimento dos veículos e portais dedicados ao jornalismo profissional e que encontram na Adjori-PR um ponto de apoio, cooperação e união. “Em tempos de fake news nas redes sociais, o jornalismo sério, profissional e comprometido com a ética e apuração da informação passa a ser cada vez mais valorizado. Quando se trabalha com responsabilidade, os jornais ganham mais credibilidade. Já na internet, a profusão de fake news tende a perder credibilidade, pois, nem se sabe ao certo quem foi o autor das mesmas, havendo um desafio na questão da responsabilização pela propagação de tanta desinformação“, avalia.