Governo do Estado apoia planejamento de Curitiba para revitalização da região central

Governo do Estado apoia planejamento de Curitiba para revitalização da região central

revitalização da região central
Governo do Estado, Secretaria Estadual de Segurança Pública e polícias Militar e Civil vão compor Comissão de Redesenvolvimento da Região Central de Curitiba, anunciada nesta quinta-feira (6).

O Governo do Estado e as forças de segurança estaduais vão participar da Comissão de Redesenvolvimento da Região Central de Curitiba, lançada nesta quinta-feira (6) pela Prefeitura da Capital. O grupo vai trabalhar para requalificar o bairro com um grande volume de obras e serviços públicos. O anúncio da comissão foi feito pelo prefeito Eduardo Pimentel, e contou com a presença do vice-governador Darci Piana.

Mais de 40 entidades, entre instituições públicas e privadas, vão participar da comissão, incluindo a Secretaria de Estado de Segurança Pública, a Polícia Militar do Paraná e a Polícia Civil do Paraná.

“Esta é uma excelente iniciativa que vai ajudar a fortalecer o comércio e os serviços do Centro de Curitiba, com ativação de políticas públicas de habitação para atração de moradores para região, incremento da oferta de serviços públicos à população e atendimento à população em situação de rua”, afirmou o vice-governador Darci Piana.

O plano que será executado pela comissão prevê uma série de iniciativas multissetoriais. Ao longo de 2025, por exemplo, estão planejadas melhorias de calçamento, de ruas e da iluminação pública, o aumento nas abordagens de atendimento a pessoas em situação de rua e a intensificação das forças de segurança do Estado, junto da Guarda Municipal, para repressão de crimes, roubos, furtos e tráfico de drogas.

A proposta também tem ações previstas como a reocupação da região central com a instituição do Aluguel Social e incentivos para empreendedores investirem no retrofit de prédios que estão abandonados no Centro da cidade.

O prefeito Eduardo Pimentel destacou o apoio do Estado nas ações e ressaltou a importância do plano. “O Centro é o coração da cidade e nós vamos devolvê-lo para as famílias curitibanas, em ações de segurança e combate ao crime, fortalecimento do comércio, na gastronomia, no atendimento à pessoa em situação de rua, no turismo, para que a região tenha a vida de dia e à noite e tenha segurança”, disse.

 

PAÇO

Como símbolo da requalificação do Centro de Curitiba para devolver a atratividade ao bairro, o prefeito anunciou que vai despachar quinzenalmente do Paço da Liberdade, prédio que já foi sede da administração municipal de Curitiba.

A edificação, inaugurada em 1912, onde até então funcionava o Mercado Municipal, é um dos casarões mais imponentes do Centro de Curitiba. O espaço passou a ser administrado pela Fecomércio em 2006, quando passou por uma restauração.

 

PRESENÇAS

Também participaram do evento o secretário de Estado da Segurança Pública, Hudson Leôncio Teixeira; os deputados estaduais Márcia Huçulak e Fabio Oliveira; o vice-prefeito de Curitiba e secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Paulo Martins; o presidente da Câmara Municipal de Curitiba (CMC), Tico Kuzma; o secretário do Governo Municipal (SGM), Marcelo Fachinello; o presidente da Associação Comercial do Paraná (ACP), Antônio Gilberto Deggerone; e demais autoridades.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress