sexta-feira, 20 de setembro de 2024
Governador Ratinho Júnior recebe Plano de Ações para tornar Colombo, Cidade Amiga do Idoso

Governador Ratinho Júnior recebe Plano de Ações para tornar Colombo, Cidade Amiga do Idoso

A certificação Cidade Amiga do Idoso é um reconhecimento pelos trabalhos que promovem o envelhecimento ativo, saudável e sustentável da população acima de 60 anos

O prefeito Helder Lazarotto e a secretária de Assistência Social, Elis Lazarotto, entregaram ao governador Carlos Massa Ratinho Júnior, na manhã do dia 28 de março, o Plano Municipal de Ações para tornar Colombo, Cidade Amiga do Idoso. A solenidade aconteceu no Palácio Iguaçu, com a presença da deputada federal Leandre Dal Ponte e de representantes da Organização Pan-Americana de Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS).

Certificado

A certificação Cidade Amiga do Idoso é um reconhecimento pelos trabalhos que promovem o envelhecimento ativo, saudável e sustentável da população acima de 60 anos.

“Este é o reconhecimento pelo trabalho que é realizado por todas as secretarias envolvidas e ao respeito que a gestão tem pelo idoso. Vamos continuar trabalhando com dedicação e seriedade, pois uma cidade deve ser vista por nós gestores, como extensão de nosso lar, com cuidado, acolhimento, acessibilidade, mobilidade”, destacou o prefeito Helder Lazarotto.

Segundo a secretária de Assistência Social, Elis Lazarotto, esta é mais uma importante conquista para a cidade. “Estamos muito felizes, porque este título comprova que estamos no caminho certo. Com muito trabalho, dedicação e a colaboração de gestores que atuam nas demais secretarias da Prefeitura e dos nossos idosos, com certeza tornaremos o nosso município um lugar cada vez melhor para se viver, mais estruturado e acessível”.

Elis agradeceu todos os envolvidos na elaboração do plano. “Gratidão a toda nossa equipe pelo empenho diário para que nossa cidade fosse reconhecida como Amiga do Idoso”.

Também estiveram presentes na solenidade, a gestora do Serviço de Convivência de Colombo, Catarina Rielli Vieira, a diretora da Proteção Básica, Daniele Ferreira, representantes do Comitê Gestor da Cidade Amiga do Idoso, do Conselho Municipal do Idoso, de Instituições de Longa Permanência, da Pastoral do Idoso e de associações de moradores.

Plano Municipal

Para elaboração do Plano Municipal, a Secretaria de Assistência Social contou com o apoio da Universidade Tecnológica Federal e gestores de Pato Branco, primeira cidade do Estado a receber o título da Organização Mundial da Saúde.

Foram realizados encontros com os grupos focais nas Instituições de Longa Permanência, nos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e Pastoral do Idoso, para diagnosticar as principais demandas e garantir um envelhecimento mais saudável à população.

Feito o diagnóstico, a equipe responsável elaborou o plano, que foi aprovado por unanimidade pelo Conselho Municipal da Pessoa Idosa e pela Câmara de Vereadores e incluído na plataforma da OMS.

Programa Cidade Amiga do Idoso

Colombo conta com uma população estimada de 34.734 pessoas com idade acima de 60 anos.

De acordo com o site da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, o Programa Cidade Amiga do Idoso tem a finalidade de incentivar os municípios a adotarem medidas para o envelhecimento saudável, contribuindo para a qualidade de vida da pessoa idosa.

Desde 2008, a Organização Mundial da Saúde (OMS) tem certificado municípios que adaptam suas estruturas e serviços para que sejam acessíveis a idosos e promovam a inclusão dessa faixa da população.

O reconhecimento “Cidade Amiga do Idoso” é dado pela OMS para as cidades que estimulam o envelhecimento ativo ao otimizar oportunidades para saúde, participação e segurança, a fim de aumentar a qualidade de vida no envelhecimento, levando em conta as diferentes necessidades e capacidades do idoso.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress