No dia 17, terça-feira, o diretor do Departamento de Vigilância e Promoção à Saúde, Dr. Diogo Vasconcelos, recebeu a veterinária da 2ª Regional de Saúde Metropolitana, Juliana Batista Andrade Silva, e o diretor da Secretaria de Meio Ambiente (SEMMA), Willian Zanini.
Durante o encontro foi apresentado pela 2ª Regional um projeto de vigilância sentinela que consistirá na realização de testes rápidos em cães para detecção de casos de Leishmaniose no município.
Segundo Dr. Diogo, Colombo foi contemplado no projeto de acordo com as características de população, migração pendular, rodovias de contorno das cidades e ações de vigilância ambiental desenvolvidas na cidade.
Também participaram da reunião, a coordenadora da Vigilância Ambiental, Lucielly Fernandes Rosa, e a coordenadora da Proteção Animal da SEMMA, Francielle Xavier Molina.
DOENÇA
A Leishmaniose é uma doença infectocontagiosa causada por um protozoário, conhecido como Leishmania spp., que é transmitido pela picada do mosquito conhecido como “palha” ou “birigui”. É considerada uma zoonose e pode acometer homens e cães. Nos caninos de estimação, ela é conhecida como Leishmaniose Visceral Canina.