Quando a então prefeita de Pinhais, Marli Paulino, desincompatibilizou-se do cargo para concorrer a deputada estadual, no final de março de 2022, alguns, talvez, tivessem dúvidas sobre a capacidade da vice-prefeita Rosa Maria dar conta do recado. Muitos não conheciam muito bem suas capacidades e habilidades como gestora, muito embora, já tivesse se destacado como vereadora e secretária municipal. Porém, pouco mais de um ano após assumir a Prefeitura, acredito que não há dúvidas a ninguém da capacidade da atual prefeita de Pinhais.
Estilo de gestão
Em cerca de onze meses como prefeita, Rosa Maria, a cada dia, tem dado demonstrações de ser capaz, não somente, de dar continuidade a gestão da Marli Paulino, e ao plano de governo, como, também, de imprimir sua marca, seu estilo pessoal à gestão. Um estilo marcado por muito dinamismo, abertura ao diálogo, entusiasmo, liderança e dedicação.
Diálogo e transparência
Tanto no relacionamento com o Poder Legislativo, como com secretários e servidores, e a comunidade e suas lideranças, Rosa tem demonstrado habilidades de buscar, sempre, um consenso e a razoabilidade nas decisões, de procura a uma conciliação a contento entre as partes, mas, sem perder o compromisso com a verdade, a transparência, não se deixando levar pela demagogia de promessas impossíveis de serem cumpridas.
Gestão de resultados
Os resultados estão a olhos vistos. As obras, como sempre, não param em Pinhais. Um dos grandes acertos, dando continuidade ao legado de Luizão Goulart, tem sido os investimentos na Muralha Digital. Já são 700 câmeras instaladas no município para monitoramento, a exemplo das entradas e saídas do município, de prédios públicos e outros. Todas acompanhadas pela Central de Monitoramento da Guarda Municipal, inaugurada na gestão do Luizão. Há previsão, ainda, de contratação de 28 novos guardas municipais até agosto. E uma demonstração de que a presença de câmeras faz toda a diferença, é que, somente de 1º de março a 12 de abril, foram detectados pelas câmeras 32 veículos com alertas de furto e roubo. As câmeras também ajudaram a localizar o veículo dos invasores da Escola Thereza Corrêa Machado, no final de março.
Sensibilidade
Por falar em invasão a escolas, a prefeita demonstrou sensibilidade ímpar em um período crítico, delicado, no início de abril, quando uma onda de pânico tomou conta do país e, por consequência, do município, em razão de notícias sobre ataques violentos nas escolas, como em São Paulo e Blumenau. Rosa Maria reuniu a comunidade escolar no Cenforpe para conversar e tratar de medidas de segurança. Ainda lançou o programa Escola Segura, que tem implementado uma série de reforços a segurança das unidades escolares do município, a exemplo do botão do pânico físico, das câmeras de monitoramento 24 horas integradas a Central de Monitoramento da Guarda, do vídeo-porteiro, das rondas ostensivas, do acesso restrito a familiares nas escolas e da construção de muros mais altos. Criou um comitê de segurança, inclusive, para buscar soluções.
Busca de soluções
Enfim, são em momentos críticos, inesperados, que se verifica a capacidade de um gestor. Saber lidar com o imprevisto, e agir prontamente na busca de soluções para demandas repentinas, muitas vezes, emergenciais.
Enfrentamento a dificuldades
A solução para o término das obras na Avenida Maringá, empacadas por conta de problemas com a empreiteira licitada, também são uma demonstração de capacidade de gestão. Depois de uma batalha judicial, a Prefeitura conseguiu assumir o término das obras. A equipe da Secretaria de Obras já trabalha na finalização, demonstrando, como sempre, muita competência e qualidade nos serviços. Algo muito diferente da qualidade da empreiteira licitada. Acontecimentos fora do script, do planejamento, são algo a que qualquer administração está sujeita. O importante é saber corrigir rotas, em tempo, aparar arestas e buscar alternativas melhores.
Comprometimento com servidores
É importante salientar, ainda, a boa gestão de recursos humanos, o corpo de aproximadamente 3 mil servidores da Prefeitura. Sem eles, nada seria possível. O comprometimento com os servidores também passa pelo reajuste salarial concedido, de 5,6%, estendido ao servidores da Câmara Municipal. Neste ano, aliás, a Prefeita abriu mão do reajuste do seu salário. Outra ideia excelente foi o lançamento do cartão magnético para o vale-alimentação dos servidores. Com isso, os valores podem ser gastos em estabelecimentos como restaurantes e afins, no município. Estima-se que o novo cartão deverá injetar cerca de R$9 milhões na economia local, fomentando este setor no município. São inovações, assim, que fazem a diferença, pois, todo mundo sai ganhando, servidores, comerciantes e a própria arrecadação do município, que tende a crescer com o aumento no movimento dos estabelecimentos comerciais.
Plano de governo
Faltam pouco mais de um ano e meio para o término da gestão, e até lá, podemos esperar ainda muitas obras, acredito. O plano de governo apresentado em campanha encontra-se bastante adiantado em sua execução. E a julgar por tantas obras já realizadas, entre Unidades de Saúde e unidades de ensino reformadas ou ampliadas como, a bela obra da Escola Potty Lazzarotto, de ensino em tempo integral. Um projeto de quatro pavimentos com quadra poliesportiva. E ainda a reforma da Unidade de Saúde Weissópolis, entre outras.
Lazer para a Grande Curitiba
Pinhais, também, acabou de ganhar mais um bosque, o Jerivá, no Alto Tarumã, que conta com estrutura de esporte e lazer e um inusitado meliponário, “Doce Jardim”, de criação de abelhas sem ferrão. Detalhes como esse fazem de Pinhais um município especial. Assim como foi das mais especiais a apresentação inédita na cidade da Esquadrilha da Fumaça, nas comemorações de aniversário do município. Mais um evento que projetou a cidade para além de suas cercanias, trazendo muita gente de fora para prestigiar a demonstração da FAB, no Parque das Águas. O Parque, inclusive, deverá ser ampliado, já contando com projeto para a segunda etapa, devendo reforçar Pinhais como uma cidade que agrega áreas de lazer para a Grande Curitiba, também.