Causada pela falta de higienização adequada, e por placas bacterianas, a gengivite é uma inflamação nas regiões da gengiva que pode progredir e provocar doenças graves, como a doença periodontal.
Felizmente, há tratamento capaz de curar a gengivite, e de evitar que ela chega a se tornar doença periodontal.
A inflamação, e a cor avermelhada da gengiva, são indicadores de que a gengiva está com problema. Sua cor natural é roxa. Ao usar o fio dental, se houver sangramento ou sensibilidade extrema, é sinal de que a gengiva precisa ser imediatamente tratada.
Problemas assintomáticos
Normalmente, gengiva com inflamação, ou sangramento, costuma doer apenas quando são tocadas. Na maioria das vezes, ela não dói, porque é assintomática. Isso dificulta sobremaneira a sua identificação.
Os sintomas típicos da gengivite são: separação das gengivas, afastando-se dos dentes; secreção de pus ao redor dos dentes e da bolsa gengival; dentes que parecem mais longos, devido à retração; e mau hálito constante, com gosto desagradável na boca.
Doença periodontal
Na área odontológica, a gengivite é considerada como sendo a primeira etapa da doença periodontal, que venha a ser uma inflamação e infecção. Isso provoca mudanças nos tecidos que sustentam os dentes como as gengivas, ligamentos e o osso alveolar (tecido ósseo circundando as raízes dos dentes).
Vale-se ressaltar que a gengivite comumente é causada por uma higiene deficiente, ou mal orientada. Esse fato resulta no acúmulo de placa bacteriana, no longo prazo. A placa, ou biofilme em termos médicos, é um material grudento. Provocado pelos resíduos de comida, muco e bactérias que se desenvolvem na parte exposta dos dentes. Ela é, ainda, a maior causadora da cárie dentária.
Mudanças hormonais
Inúmeras causas provocam danos à gengiva. Inclusive uma escovação excessiva, ou limpeza vigorosa com fio dental, pode se apresentar como causa da gengivite. Outro fator de risco está ligado às mudanças hormonais. Elas causam maior sensibilidade às gengivas. Assim, a gengivite costuma aparecer de forma recorrente nos adolescentes em início da puberdade, jovens no começa da idade adulta e em mulheres grávidas.
Aparelhos ortodônticos mal encaixados, ou mal higienizados, dentes desalinhados, pontos de obturação ásperas, e dentaduras, também podem irritar as gengivas e aumentar bastante o risco de inflamação.
O mais recomendado, sempre, é procurar um dentista regularmente, mesmo que não se perceba alterações na região gengival.
Serviço:
OdontoGurka Clínica Odontológica
Responsável Técnico: Dr. Eduardo Gurkewicz – CRO 5420
Endereço: Av. Jacob Macanhan, 323, Sala 2, Pinhais-PR.
e-mail: odontogurka@gmail.com
Telefone fixo: (41) 3056-5626
Celular: (41) 9 9214-5459