Ao todo, 3.952 equipamentos que estão em fase final de configuração de aplicativos estarão prontos em novembro para serem usados pelas crianças nas unidades.
Crianças de 0 a 5 anos atendidas nos 199 Centros Municipais de Educação Infantil de Curitiba (CMEIs) terão tablets à disposição para complementar as atividades de aprendizado. A entrega simbólica dos equipamentos foi feita pelo prefeito Gustavo Fruet no dia 6 de outubro para um grupo de diretoras de CMEIs, durante a abertura do 9º Seminário de Educação Infantil, etapa Nacional, no Centro de Convenções de Curitiba.
Com os tablets, as crianças poderão brincar e aprender integrando a tecnologia do aparelho. Ele permite, entre outras coisas, que as crianças façam fotos, áudios, vídeos, pesquisas e se divirtam com jogos educativos. Os tablets serão integrados às atividades diárias, nos cantos de atividades diferenciadas e nas atividades orientadas, ampliando as possibilidades para descobertas e produções autorais das crianças. Entre os aplicativos disponíveis, estarão livros infantis (e-books), jogos educativos e opções para edição e produção de imagens.
Todo o trabalho será conduzido a partir da orientação dos professores de educação infantil, que receberam formação adequada para articular o equipamento com recurso pedagógico ao currículo da educação infantil.
Incentivo
O prefeito salientou outras medidas adotadas nos últimos dois anos e oito meses, como a expansão do número de crianças matriculadas na educação infantil, ampliação da qualidade do atendimento e valorização do profissional da área, além do maior orçamento para a área, que em 2016 atingirá o índice de 30%. “Construímos e revitalizamos unidades, implantamos projetos e programas e o novo plano de carreira, transformando o educador em professor de educação infantil e garantindo reconhecimento e incentivos na carreira”, lembrou.
Possibilidades
Quando estiverem nas mãos das crianças, os tablets servirão para registrar experiências e conhecimentos. Uma das possibilidades será a criação de filmes de animação usando o recurso de stop motion. Meninos e meninas poderão fazer suas próprias animações feitas a partir dos desenhos ou de bonequinhos e formas criadas com massa colorida de modelar.
A diretora do CMEI Liberdade, no Bairro Alto, Vera Fátima Tadaieski, foi uma das que recebeu o tablet durante o seminário. “Ganhamos nova ferramenta para melhorar ainda mais o trabalho com as crianças, que vão adorar ter novas possibilidades para aprender”, disse Vera.