Fórum em Pinhais elege representantes para o Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente

Fórum em Pinhais elege representantes para o Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente

Conselho
Sete entidades não governamentais são eleitas para gestão 2025/2027

O XII Fórum Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente se reuniu no dia 29 de abril, terça-feira, em Pinhais para eleição das entidades da sociedade civil que farão parte da gestão 2025/2027 do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). O evento teve ainda a prestação de contas da gestão anterior e apresentação de palestra sobre o tema.

Foram aclamadas para compor o CMDCA na gestão 2025/2027 as entidades: Associação de Famílias Autistas de Pinhais (Afapi); Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Pinhais – Apae/Pinhais; Associação Mulheres e Meio Ambiente (Amma), Associação Serpiá, Fundação Weiss Scarpa (FWS); Instituto João Ferraz de Campos (IJFC) e Instituto Socioeducativo Atleta Bom de Nota.

Na abertura do fórum, a prefeita Rosa Maria agradeceu o apoio das entidades na condução dos trabalhos realizados pelo Conselho. “Quero agradecer muito à sociedade civil organizada. Porque para cuidar de uma criança, é preciso uma aldeia inteira.

Ou seja, os 131 mil habitantes de Pinhais precisam se juntar, ter um olhar para cuidarmos da nossa criança, do nosso adolescente, do nosso jovem, dos idosos.” A prefeita ressaltou a importância da gestão democrática e transparente. “O poder público é o indutor. Ele precisa realizar, implementar as políticas públicas. Mas quando estou presente neste trabalho integrado de controle, de observação, de avaliação, de deliberação, nós temos uma cidade mais fortalecida”, completou.

A participação dos servidores nos conselhos também foi destaque. “Nós sabemos que temos uma demanda diária dos nossos serviços no dia a dia e temos mais as ações do Conselho. Mas esse trabalho que, muitas vezes parece a mais, vai fortalecer o nosso trabalho na nossa área”, acrescentou a prefeita.

A presidente do CMDCA, Damiane Mançasz, conduziu a prestação de contas, destacou os avanços obtidos e ressaltou que o trabalho é contínuo, pois há muitos desafios pela frente para garantir os direitos das crianças e dos adolescentes. Em seguida, os participantes do fórum assistiram à palestra conduzida por Robson Francisco da Costa e Jucie Parreira, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Almirante Tamandaré, com o tema “Cuidar, Proteger e Promover: O Compromisso com os Direitos das Crianças e Adolescentes”.

Também estiveram presentes no Fórum o vice-prefeito Marcinho; a secretária municipal de Saúde, Adriane da Silva Jorge Carvalho; o presidente da Câmara Municipal, Anderson Pioco, a vereadora Miss Preta, e os vereadores Amarildo Amaral e Sargento Almeida; a presidente do Conselho Tutelar, Adriana Santo; a Guarda Municipal e outras entidades que atuam na área.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress