Fiscalização eletrônica de veículos na Av. Rui Barbosa com a Rua Professora Marieta de Souza e Silva, em São José dos Pinhais

Fiscalização eletrônica de veículos na Av. Rui Barbosa com a Rua Professora Marieta de Souza e Silva, em São José dos Pinhais

Fiscalização eletrônica
O controle da velocidade nas vias através da fiscalização tem por objetivo salvar vidas e reduzir a gravidade nos acidentes de trânsito

A Prefeitura de São José dos Pinhais, por meio da Secretaria de Urbanismo, Transportes e Trânsito (SEMUTT) – Departamento Municipal de Trânsito (DEMUTRAN), realizou por um longo período estudos técnicos para implantação de fiscalização eletrônica por meio de radares fixos, conforme previsto na Resolução 798/2020 – Contran.

No início do mês, entraram em operação de fiscalização – sujeito a multa –, oito equipamentos, instalados nas ruas Joaquim Nabuco, R. Scharffenberg de Quadros, Com. Av. Paulo Lipinski e Avenida das Torres.

Na segunda-feira, 20 de fevereiro, teve início a fiscalização eletrônica de veículos na Avenida Rui Barbosa com a Rua Professora Marieta de Souza e Silva, com velocidade máxima de 50 km/h, parada sobre a faixa e avanço de sinal vermelho.

Critérios técnicos para implantação de radares

O município, orientado pela Resolução 798/2020 do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), o qual dispõe sobre requisitos técnicos para a fiscalização da velocidade de veículos automotores, realiza estudo técnico na via e no local a ser melhorado o redutor de velocidade, considerando os índices de sinistros (acidentes de trânsito), os polos geradores de trânsito (empreendimentos de grande concentração de veículos e pessoas), a própria via que contribui para a interferência e velocidade, ou preferência frequente dos municípios reivindicando alguma intervenção de redução de velocidade no local do radar a ser aprimorado.

Controles de velocidade e segurança no trânsito

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a velocidade é um dos fatores que mais matam e deixam sequelados no trânsito. Neste sentido, a principal função dos controladores de velocidade é justamente fazer com que os veículos motorizados respeitem a velocidade da via, gerada em mais segurança para os usuários do trânsito, principalmente os mais difíceis como os pedestres e os ciclistas.

Os radares não são aprimorados apenas com o intuito de multar, mas também para contribuir na mudança de comportamento dos usuários que costumam exceder a velocidade da via, avançar o semáforo vermelho ou parar sobre a faixa de pedestres, sendo estas infrações coletadas pelo equipamento de fiscalização eletrônica.

O controle da velocidade nas vias através da fiscalização, seja por agentes de trânsito ou por equipamento eletrônico de fiscalização, tem por objetivo salvar vidas e reduzir a gravidade nos acidentes de trânsito.

Se o condutor mudar seu comportamento, respeitando a velocidade não somente nos radares, mas em toda a extensão da via, ele não apenas estará incentivando a reduzir os índices de mortos e feridos no trânsito, mas também estará circulando em conformidade com as leis e normas de circulação da via em que trafega.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress