O 1º Curso de Assuntos Regulatórios foi realizado nos dias 26 e 27 de outubro e reuniu profissionais dos estados do Paraná e de Santa Catarina
Nos dias 26 e 27 de outubro foi realizado em Pinhais o 1º Curso de Assuntos Regulatórios. O evento, organizado pela Vigilância Sanitária de Pinhais em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde do Paraná, teve como finalidade capacitar os fiscais de Vigilância Sanitária, da esfera municipal e estadual, sobre o tema Assuntos Regulatórios.
O Prefeito de Pinhais, Luizão Goulart, salienta a importância em se promover capacitações que permitam a melhora no atendimento à população. “É imprescindível que os profissionais estejam treinados de maneira satisfatória para que garantam maior qualidade nos serviços prestados. Por isso, aqui no município sempre procuramos realizar este tipo de ação”, afirma.
Para a secretária de Saúde, Adriane da Silva Jorge Carvalho, é preciso que a Vigilância Sanitária não seja reconhecida apenas pelo poder de polícia. “Desde 2009, procuramos um olhar diferenciado neste setor e entendemos a necessidade de aprimoramento no processo de capacitação. Precisamos agir na aproximação com os empresários a fim de facilitar o processo regulatório”, explica.
De acordo com a chefe de Divisão dos Produtos do Centro de Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde do Estado do Paraná, Érika Feller, o empenho dos profissionais envolvidos na organização foi primordial para a realização deste evento. “Sabemos da dificuldade que existe em conseguirmos organizar um evento desta dimensão. Aproveito, portanto, para parabenizar a pro-atividade da equipe de Pinhais na promoção desta iniciativa. Afinal, esta é uma oportunidade de buscarmos o aprimoramento em nossas ações”, ressalta.
O evento reuniu profissionais dos estados do Paraná e de Santa Catarina. Os fiscais tiveram a oportunidade de esclarecer suas dúvidas e conhecer melhor os processos de trabalho da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, podendo assim orientar com mais clareza as empresas fiscalizadas.
Os assuntos abordados na ação foram os seguintes:
– Regulação Produto Saúde: Tiago da Silva Bonfim e André Luiz Lopes Sinoti – Gerência de Tecnologia de Produtos para a Saúde – GGTPS – Anvisa
– Regulação Saneantes: Protocolização de Processos, Notificação e Registro de Produtos Rosa Aires Mesiano (Gerência de Saneantes – Gesan/Anvisa)
– Regulação Produtos de Higiene Pessoal, Cosméticos e Perfumes: Protocolização de Processos, Notificação e Registro – Cristiano Campelo Oliveira (Gerência de Cosméticos – Gecos/Anvisa).
– Peticionamento: Afe Kaliandra Moraes Souza (Coordenação de Autorização de Funcionamento de Empresas – Coafe/Anvisa)
– Exigências Documentais para Importação e Exportação: Clara Kiyomi Kioshima (Coordenadora de Vigilância Sanitária de Portos, Aeroportos, Fronteiras e Recintos Alfandegados no Estado do Paraná – CVPAF/PR)
– Sistema Canais Neriton Ribeiro de Souza (Coordenação de Gestão da Qualidade do Processo de Inspeção Sanitária – GGPIS/Anvisa).