Entre os dias 17 e 25 de agosto, São José dos Pinhais será palco do SãoJo em Cena, o primeiro festival de teatro da cidade. Promovido pela Circoon Produções Artísticas, o evento conta com uma ampla programação, que engloba espetáculos em diferentes linguagens cênicas, incluindo a arte bonequeira, o circo e o teatro de rua.
Ao todo, serão promovidas 26 apresentações, espalhadas por vários endereços: do Parque São José à Praça do Verbo Divino, dos teatros Ernani Zetola e Usina da Música ao Terminal Central. A ideia da organização é integrar a arte ao cotidiano da população são-joseense, possibilitando com que as pessoas tenham a oportunidade de assistir a espetáculos gratuitos, seja na poltrona de um auditório, seja esperando o ônibus na volta do trabalho.
Aline Gonçalves, idealizadora e coordenadora geral, conta que o festival foi gestado ao longo de sua trajetória artística na cidade, que teve início ainda em 2009. “Me entristecia ver outros municípios da Região Metropolitana de Curitiba experimentando uma movimentação ativa em torno do teatro, enquanto a nossa cidade sequer tinha sediado um grande evento voltado às artes cênicas”.
Ainda segundo Aline, o antigo desejo começou a se tornar uma possibilidade palpável a partir do lançamento do Edital “Paraná Festivais”, incentivo do Governo Federal, a partir de recursos da Lei Paulo Gustavo, facilitado pela Secretaria de Estado da Cultura. Com o projeto aprovado e a aplicação do recurso garantida, o SãoJo se tornou realidade. “Esse aporte possibilitou a realização de um festival que vai movimentar a cidade e valorizar a nossa classe artística”, complementa.
Com espetáculos voltados a crianças, jovens e pessoas adultas e idosas, a celebração é um marco na promoção da arte e na valorização da identidade local. A cidade, com seus mais de 329 mil habitantes (Censo, 2022), ganha agora a oportunidade de promover a atuação de dezenas de artistas e companhias, fortalecendo a economia criativa e também o turismo.
Além da programação aberta ao grande público, o SãoJo em Cena vai promover duas sessões extras, voltadas à comunidade atendida pela APAE São José dos Pinhais, no bairro Costeira. O grupo curitibano de palhaçaria Cia. Risas y Rebeldia apresenta o seu “Risas y Sonrisas”, em comemoração à semana da criança com deficiência.
Para surdos e ouvintes
Todas as apresentações do festival irão dispor de acessibilidade linguística a partir da tradução e da interpretação em Libras, um importante compromisso sociocultural para com a comunidade surda. No dia 17 de agosto, às 19h30, o festival abre os trabalhos com “Enquanto a Chuva Cai”, criação da Cia. Fluctissonante, de Curitiba. A peça retrata o encontro de duas crianças durante uma guerra: o menino (interpretado por Igor Augustho) se comunica através da Língua Portuguesa; já a garota (interpretada por Gabriela Grigolom) é surda e se expressa por meio da Língua Brasileira de Sinais. Em delicados jogos de cena, o diálogo e a aproximação entre os dois acontecem. O espetáculo, cuja dramaturgia é assinada por Nautilio Portela, é acessível a pessoas surdas e ouvintes. A estreia acontece no Teatro Ernani Zola e os ingressos serão distribuídos uma hora antes do início da sessão.
Serviço
“Enquanto a chuva cai”, espetáculo da Cia. Fluctissonante
Dia 17 de agosto, às 19h30
Teatro Ernani Zetola
Rua XV de Novembro, 1800, Centro – São José dos Pinhais
Classificação indicativa: livre
Entrada franca
SãoJo em Cena – I Festival de Teatro de São José dos Pinhais
De 17 a 25 de agosto de 2024
Guia completo aqui
Vários locais e faixas etárias
Entrada franca
Para mais informações sobre a programação, acesse o site www.festivalsaojoemcena.com.br ou siga o perfil @festivalsaojoemcena no Instagram.
Ficha técnica
Idealização e coordenação geral: Aline Gonçalves | Circoon Produções Artísticas
Gestão de projeto: Luana Camargo
Produção executiva: Luciano França e Roseane Hudler
Produção local: Ana Luiza Quandt, Jessica Quadros, Lívia Sawa e Oliver Borges
Interpretação em Libras: Elaine Moreira, Jéssica Nascimento, Nathan Sales e Talita Grunhagen | Equipe Libras Moreira Traduções
Fotografia e videografia: Everton Vieira de Souza e equipe
Técnica: Bruno José Pereira, Maikon Carlos dos Santos e Moisés Chagas
Juri | Mostra competitiva: Alexandre Faria, Claudio Pereira Avelar, Diviane Schulhi, Sandra Cristina, Tadica Veiga e Vani Pampolini.