O prefeito Rafael Greca recebeu, nesta quinta-feira (11/4), no Palácio Solar 29 de Março, os organizadores do festival gastronômico A Ferro e Fogo. O festival, que está na segunda edição em Curitiba, será realizado no Bosque São Cristóvão, em Santa Felicidade, neste sábado (13/4), das 12h às 18h.
Com um line-up de peso e diversas novidades, incluindo música ao vivo, o evento promete atrair os curitibanos para uma experiência gastronômica memorável. Os ingressos estão disponíveis para compra online. Mais informações podem ser encontradas no site oficial do evento.
Para o prefeito, o festival A Ferro e Fogo é uma celebração da gastronomia e da comunidade local. “Estamos muito felizes em receber novamente esse evento tão importante para a cidade. É uma oportunidade única de apreciar a culinária em torno do fogo, reunindo grandes nomes da gastronomia e promovendo momentos de convívio e alegria entre os curitibanos”, destaca o Greca.
Um dos chefs que farão parte do evento e que participou da visita ao prefeito é Jimmy Ogro, cozinheiro no programa Mais Você da apresentadora Ana Maria Braga. “Foi um prazer conhecer o prefeito e poder compartilhar um pouco de como será a experiência do A Ferro e Fogo”, disse o chef.
O evento
O festival contará com 15 estações gastronômicas, oferecendo desde a tradicional costela de chão até opções surpreendentes, como ostras e pirarucu. O ingresso garante cinco horas de open food, proporcionando aos participantes a oportunidade de experimentar uma ampla variedade de pratos, enquanto as bebidas serão cobradas à parte.
Os visitantes do A Ferro e Fogo poderão conhecer diferentes formas de preparo dos assados, alguns deles apresentados de maneira criativa, com giros, pêndulos e gaiolas. Haverá ainda estandes de cervejas artesanais, bar de drinks, vinhos e soft drinks.
Para aqueles que apreciam boa música, o palco terá shows ao vivo. Além disso, os entusiastas da arte e do artesanato poderão conhecer o trabalho de forja de facas.
Marcos Livi, renomado chef e assador gaúcho, curador do evento, descreve o festival como mais do que “só churrasco”, mas sim uma celebração que une pessoas ao redor do fogo. Ele destaca a oportunidade de desafiar os chefs e assadores a apresentarem pratos com muita técnica e cultura gastronômica.
“A Ferro e Fogo é a coisa mais simples que tem: é reunir pessoas ao redor do fogo e desafiar grandes cozinheiros, grandes chefs, grandes assadores a saírem de suas zonas de conforto e irem apresentar pratos incríveis”, avalia.
Chefs do Ferro e Fogo Curitiba 2024
Marcos Livi (RS) e equipe – cordeiro
Breno Rosa e Kaue Henrique (PR) – massa com frutos do mar
Claudia Krauspenhar (PR) – ostra
Daniel Mansur e Douglas Pulpero (PR) – choripan e entranha
Délio Canabrava (PR) – cordeiro
Edvaldo Caribe (PA) – pirarucu e tambaqui
Eva dos Santos (PR) – bife de chorizo
Helô Palácios (SP) – costela fogo de chão
Irany Arteche (RS) – Panc (Pensamento Alimentar Não Convencional)
Itamar Ramalho (SP) – desossa bovina
Jimmy Ogro (RJ) – porco
Lorena Lacava, Guilherme Calixto e Ragulo – fraldinha
Roberto Barcelos (SP) – Tomahawke
Rodrigo Bueno (RS) – Estação Pitsmoker
Vania Krekniski (PR) – cordeiro
Will Peters (RS) – ossobuco
Presenças
Participaram da visita a presidente do Instituto Municipal de Turismo, Tatiana Turra, e a chef e produtora de eventos Livia Santin e equipe.