Promover o entrosamento entre pais, crianças, educadores, professores e funcionários é um dos principais objetivos das APMFs (Associação de Pais, Mestres e Funcionários) das escolas e Cmeis da rede de ensino. Essa é uma premissa constitucional que, em Pinhais, é fortalecida pelo engajamento das comunidades escolares em cada região atendida pela Secretaria Municipal de Educação (Semed).
É assim que acontecem as festas juninas, além de diversos outros eventos e atividades nos pátios, quadras e outros espaços escolares do município. A APMF está presente em todas as unidades de ensino, enquanto representação jurídica de direito privado. Ela é um mecanismo de gestão da escola/Cmei e visa auxiliar na tomada de decisão em todas as suas áreas de atuação. Por meio dela, a comunidade escolar se une para realizar eventos e promover a integração, ao mesmo tempo que busca recursos financeiros para conquistar objetivos educacionais previstos no plano de trabalho de cada unidade.
A Secretaria Municipal de Educação de Pinhais, em atendimento à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDBEN nº 9.394/96 e à Constituição Federal, consolida a gestão democrática como princípio educacional. Segundo a secretária de Educação, Andrea Franceschini, “a educação é um processo social colaborativo, onde os seus participantes estão coletivamente organizados e comprometidos com a promoção de educação de qualidade para todos”.
Andrea também destaca que, após a realização dos eventos, o engajamento e trabalho da APMF continuam por meio da análise e contabilidade da arrecadação de recursos, apresentação de contas à comunidade, por meio de editais elaborados pelo tesoureiro e presidente, destinação dos recursos, dentre outros afazeres.
“Destacamos que a participação da APMF na gestão escolar constitui-se em instrumento de democratização das relações no interior da unidade de ensino, ampliando os espaços de efetiva participação da comunidade escolar nas decisões, promovendo o exercício da cidadania, articulando a integração e a participação dos diversos segmentos na construção de uma escola pública de qualidade”, reforça a secretária.