O vereador Felipe Braga Côrtes (PSD) reassumiu sua cadeira na Câmara Municipal de Curitiba na quinta-feira (22). Titular da vaga, que estava sendo ocupada por Alex Rato (PSD), Braga Côrtes comunicou oficialmente na quarta-feira (21) sua decisão ao Poder Legislativo. Com a mudança, Rato, primeiro suplente da legenda, permanece na Casa na vaga de Jairo Marcelino, decano da CMC falecido ontem, vítima de complicações da Covid-19.
Felipe Braga Côrtes, que atualmente exerce seu quinto mandato no Legislativo Municipal, tirou licença do cargo em março do ano passado para assumir a chefia do Departamento da Pessoa com Deficiência na Secretaria Estadual de Justiça, Família e Trabalho. A motivação para o retorno, explica, é a defesa de seis projetos de lei de sua autoria que tramitam na Casa.
“São projetos que considero de extrema importância e que necessitam de minha presença para [que seja feita] uma boa discussão”, justifica. Braga Côrtes cita como exemplo proposta de sua autoria que condicionava as contratações do município às empresas em dia com a Lei do Aprendiz e que foi derrubada em plenário no mês de setembro.
“Infelizmente foi derrubado pela maioria dos vereadores e eu não pude defender a proposta adequadamente”, argumenta. O parlamentar registra o “momento difícil com a perda do Jairo Marcelino” e diz que vai dar continuidade aos anos de trabalho que possui como vereador.
Sobre o período no governo estadual, Braga Côrtes afirma que foi de “muitas alegrias”, reconhece que ainda há muito a se avançar, mas revela tranquilidade por ter deixado uma “equipe extremamente competente” para dar continuidade às ações em desenvolvimento. A exoneração do cargo foi solicitada também na quarta.