A Prefeitura de Fazenda Rio Grande vai sediar no próximo dia 6 de outubro, a segunda reunião sobre a Reserva Hídrica do Futuro, criada em 15 de setembro, durante evento no Palácio Iguaçu, em Curitiba, que contou com o apoio do prefeito Dr. Nassib. No total, devem ser investidos R$ 120 milhões para a implementação do projeto.
A proposta irá beneficiar centenas de famílias, haja vista, que a reserva hídrica na Região Metropolitana de Curitiba deve suprir o abastecimento de água da região em períodos de estiagem, além de incentivar a preservação ambiental no Rio Iguaçu.
A gestão do prefeito Dr. Nassib tem destacado a preservação e as políticas voltadas para o meio ambiente e sustentabilidade. O prefeito foi um dos principais apoiadores do projeto desde sua concepção e o município terá uma participação importante e destacada nesse processo.
O secretário de Urbanismo, Cel. Prates, ressaltou a capacidade do município em ser um “grande lago”. “A gestão tem demonstrado que temos as melhores condições ambientais da região e Fazenda Rio Grande pode ser referência para uma reserva hídrica”, analisou.
O projeto estabelece uma cooperação técnica entre Sanepar, Instituto de Água e Terra (IAT), Prefeitura de Curitiba e Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec).
Entre os objetivos da criação da reserva estão previstas orientações e regulamentações de atividades na área visando à sustentabilidade ambiental, social e econômica; além de minimizar riscos, impactos e danos relacionados a enchentes e inundações e fomentar o turismo.
A Reserva
A Reserva Hídrica do Futuro da Bacia do Alto Iguaçu vai de Balsa Nova até Piraquara, interligando antigas cavas de exploração de areia nas margens do Rio Iguaçu que possuam potencial para formação de lagos. A área cria um corredor de biodiversidade e preservação de 150 quilômetros de extensão, que poderá reservar até 43 bilhões de litros de água para serem utilizados no abastecimento regional em situações emergenciais de estiagem – como a atual, que já se estende por quase dois anos.
A área total do espaço é de cerca de 21 quilômetros quadrados, dos quais 14,5 são áreas de águas e lagos – 65% do total. Além de Fazenda Rio Grande e Curitiba, a área da reserva atinge Pinhais, Araucária e São José dos Pinhais.