A Prefeitura de Fazenda Rio Grande realizou na última semana um grande encontro de diretoras, professoras e pais para discutir na Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla as melhores condições de ensino e também do combate ao preconceito e conscientização da sociedade.
O objetivo foi de aprimorar os aprendizados e ampliar ainda mais a inclusão de alunos na rotina das aulas.
Thatiane Laurindo, 31 anos, mãe de Brayan, seis anos, elogia as ações da gestão em relação às crianças. “Mesmo em ritmo lento, sentimos que a sociedade tem avançado e nesses encontros vemos que há disposição em ampliar esses laços”.
Durante o evento, a diretora da Apae, Isabel Pelanda, destacou o trabalho da entidade e a parceria com a Prefeitura. “Temos uma história muito boa e as crianças devem ser as maiores beneficiadas”.
A diretora do CMAEE, Nelci Sampaio, defendeu a igualdade. “Queremos que tenham a dignidade, baseada na igualdade entre todos nós”.
O prefeito Marco Marcondes destacou o trabalho de inclusão feito pela Prefeitura, enquanto o secretário de Educação, Professor Ednelson Sobral, falou sobre os avanços da educação nessa área.
“Vamos utilizar essa semana para reflexão. Saber se o que fazemos é o suficiente para as crianças especiais. E, mais importante, que possam ser cidadãos plenos com todos seus direitos garantidos”.
A Prefeitura atende esse segmento de diversas formas, sendo que em algumas praças e parques existem brinquedos adaptados, e nas escolas há as salas de recuperação multifuncional (SRM) que atendem crianças com déficit cognitivo, e motor.
A equipe de Educação Especial, formada por Lilia Faria, Andressa Andrade, Solange Nogueira e Lorete de Fátima, também foi homenageada.
O grupo de alunos da Apae, formado pelos alunos Lucas, Regiane, Amanda e Josiane, juntamente com o professor Soli, fizeram uma apresentação musical.