Por conta do recesso do fim de ano, o governo estadual organizou um regime especial para atender os 156 mil usuários que recebem medicamentos através do programa Farmácia do Paraná. Neste período, as 22 unidades do programa vão funcionar em datas e horários diferenciados, ou em regime de plantão, para garantir a assistência a todos os casos urgentes.
Já há algumas semanas, os usuários estão sendo orientados a retirar os medicamentos com antecedência ou já são atendidos com quantidade superior para estender o prazo de retorno. A medida foi tomada para evitar que haja uma concentração de demanda em determinados dias.
“Como trabalhamos com a dispensação de medicamentos de uso contínuo, programamos a entrega de forma que não prejudique o tratamento dos pacientes”, informou a diretora do Departamento de Assistência Farmacêutica da Secretaria da Saúde, Deise Pontarolli.
ESPECIALIZADOS
Nas Farmácias do Paraná são distribuídos medicamentos especializados para cerca de 80 doenças, entre elas alzheimer, parkinson, esclerose múltipla e hepatite. O atendimento é feito tanto para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) como da rede de saúde suplementar.
Quem ainda não tem medicamentos suficientes para o período de final de ano deve ficar atento. “É importante que a pessoa verifique o quanto antes com a farmácia de sua região de que forma deve proceder. A equipe da farmácia estará à disposição do usuário para encontrar a melhor solução”, explicou Deise.
FUNCIONAMENTO
Na semana entre o Natal e o Ano Novo, a maior Farmácia do Paraná, em Curitiba, ficará fechada nos dias 24, 25, 30 e 31 de dezembro e também no dia 1º de janeiro. Cerca de mil usuários passam pelo local diariamente. “Neste período, vamos abrir em dois dias para reduzir o impacto do número atendimentos no início de janeiro”, disse a coordenadora da unidade de Curitiba, Kelly Cristiane Gusso Braga.
As farmácias de Campo Mourão, Cornélio Procópio, Telêmaco Borba e Jacarezinho também manterão suas unidades em funcionamento, fechando somente nos dias 24, 25 e 31 de dezembro e no dia 1º de janeiro.
Já nas demais farmácias, o serviço de dispensação será realizado somente para casos urgentes. O paciente que comparecer à farmácia poderá ser atendido por um profissional de plantão, que será acionado pela regional de saúde, via telefone.