Um evento realizado no começo deste mês de setembro, na sede do Centro Universitário FAPI, marcou a chegada da Cruzeiro do Sul Educacional – CSED, que desde o último mês de junho 2024 é o responsável pela administração da tradicional faculdade de Pinhais na Região Metropolitana de Curitiba.
Com 25 anos de atuação, a FAPI vem se destacando no meio acadêmico pela diversidade de cursos, forte corpo docente e proximidade ampla com a comunidade ao entorno. Recentemente, foi a primeira da Região Metropolitana de Curitiba a receber autorização do MEC para ofertar o curso de Medicina, no qual a primeira turma já avança nas atividades do terceiro período.
Laboratórios modernos, equipamentos simuladores de última geração e uma rede conveniada que soma mais de 2,3 mil leitos SUS em Curitiba Região Metropolitana, na qual os alunos dos cursos de saúde podem realizar estágios desde o primeiro período, fazem da FAPI uma opção sólida para os candidatos que desejam cursar Medicina, por exemplo. “Essa gestão transparente e moderna despertou a atenção do mercado e com isso surgiu a oportunidade de fazer a fusão com um dos maiores grupos educacionais do Brasil que é a Cruzeiro do Sul Educacional. Estamos entusiasmados com essa nova fase que será de mais crescimento, investimento e amadurecimento de nossos cursos”, avalia a Reitora do Centro Universitário FAPI, Profa. Salette Azevedo.
Com um público formado por alunos e colaboradores, dividido em dois momentos, todos puderam conhecer como se dará a interação entre a Instituição e a Companhia a partir de agora. “É importante que alunos, gestores, professores e comunidade saibam deste novo momento da FAPI e em que estágio nos encontramos”, destaca Salette.
Área de Saúde
Para uma plateia formada por centenas de alunos do curso de medicina, o vice-presidente de saúde da Cruzeiro do Sul Educacional, André Raeli, fez uma abordagem discorrendo sobre o novo momento da FAPI e do curso de Medicina, destacando que haverá integração entre as seis faculdades que compõe o Grupo e que também possuem Medicina em sua grade.
“Nossa missão aqui é dar continuidade ao legado da FAPI fazendo a junção daquilo que cada instituição tem de melhor, de forma que isso reflita na satisfação de nosso público e na melhoria contínua na formação dos nossos alunos”, ressalta.
Raeli também trouxe o cenário da formação do profissional do curso de Medicina no Brasil. Segundo ele, que faz parte do comitê que discute novas diretrizes para o curso junto ao Conselho Nacional de Medicina, hoje o país possui 410 escolas que formam juntas perto de 43 mil médicos anualmente. As vagas para residências continuam na ordem de 18 mil/ano.
“Por isso é importante o profissional entender durante sua formação, qual é efetivamente a sua vocação, a área que deseja atuar. Nos dias de hoje quem entra no curso precisa estar ciente de que a profissão é um processo de construção contínua e que a atualização é uma constante ao longo da carreira. É na formação continuada que se abrem as grandes oportunidades”, destaca Raeli, resumindo ainda que o tripé “Eficiência – Excelência e Aprendizado”, precisam andar juntos durante a vida acadêmica do médico que atua no mercado nos dias de hoje.
Semestralmente o Centro Universitário realiza o vestibular para o curso de medicina. O próximo será no dia 26 de outubro de 2024 e está com inscrições aberta em www.medicinafapi.com.br