A Secretaria de Assistência Social (Semas) de Pinhais informa a população sobre o pagamento do novo benefício do Governo Federal, o Auxílio Brasil. Todas as famílias já beneficiadas pelo Bolsa Família serão incluídas automaticamente neste auxílio, sem a exigência de recadastramento. Os pagamentos tiveram início em novembro, seguindo o calendário habitual do Bolsa Família.
Segundo o Ministério da Cidadania, serão atendidas pelo Auxílio Brasil as famílias em situação de extrema pobreza (que tenham renda de até R$ 100 por pessoa por mês) e em situação de pobreza (que tenham renda entre R$ 100,01 e R$ 200 por pessoa por mês). Para as famílias em situação de pobreza apenas poderão receber os benefícios se possuírem em sua composição gestantes ou pessoas com idade até 21 anos incompletos.
As novas famílias elegíveis do programa Auxílio Brasil receberão prioritariamente por conta social digital, muitas delas já têm a conta, assim, a orientação é o usuário baixar o aplicativo “Auxílio Brasil”, caso possa, e consultar se está incluso no programa e outras informações, como valores. Também recomenda-se o aplicativo “Caixa Tem”, com este é possível consultar sobre o pagamento, movimentar o recurso ou gerar token para saque.
O calendário de pagamento será conforme final do NIS e inicia na próxima terça-feira, dia 18 de janeiro, porém, de acordo com o Ministério da Cidadania, os beneficiários que têm conta social digital receberão mensagens de extrato, este poderá ser consultado no aplicativo Caixa Tem. Caso o titular possua Cartão Cidadão ou Cartão Bolsa Família ativos, poderá utilizá-los para saque do Auxílio Brasil nas lotéricas ou caixas eletrônicos.