Já foram distribuídos cerca de 4 mil protetores para unidades de saúde, hospitais e clínicas de diferentes cidades. No município, profissionais da UPA e SAMU receberam o material
Pensar no próximo é algo necessário, especialmente neste momento em que vivemos. E foi isso que motivou a família Abdala a produzir protetores faciais de acrílico para os profissionais da saúde. Eles, que residem em Pinhais, já distribuíram cerca de 4 mil protetores para unidades de saúde, hospitais e clínicas de diferentes cidades. No município, a doação foi para profissionais da UPA e SAMU.
E a produção não para. Como conseguiram diversas parcerias para aquisição dos materiais necessários, Jorney Abdala, a esposa Paula Silva Abdala, os filhos e a nora, estão constantemente em contato com instituições para realizar as doações. “Estamos produzindo mais, pois têm muitos hospitais aguardando. A família toda está envolvida. Criamos um modelo que é mais prático, totalmente lavável, adaptável para qualquer pessoa”, conta Jorney.
Tudo começou quando ele decidiu fazer o protetor para a enteada que cursa Enfermagem e faz estágio em um hospital. “Meu filho faz Engenharia e tem impressora 3D. Começou com ela, depois para amigos e assim a rede foi crescendo. Com as doações dos materiais que consegui com amigos e parceiros, estamos fazendo ainda mais entregas”, acrescenta Abdala.
Este um é um dos equipamentos de proteção individual que evita o contato com salivas, gotículas e fluídos nasais que possam atingir o rosto de quem mantém proximidade física com pacientes infectados.
Para a família, é gratificante poder contribuir com o trabalho destes profissionais que estão na linha de frente do enfrentamento ao novo coronavírus. Já em relação a Pinhais, Jorney destaca que existe também uma gratidão pelo atendimento que seu pai sempre recebeu na rede de saúde pública. “Há um ano meu pai faleceu, ele sempre foi bem atendido no posto de saúde, na UPA, sou grato aos profissionais de Pinhais”, ressalta.
A família Abdala, que tem um histórico de ajuda em causas sociais, segue servindo de exemplo e disposta a fazer ainda mais protetores, para auxiliar àqueles que tanto têm ajudado as pessoas que mais necessitam durante a pandemia.