O Fala Curitiba, programa da Prefeitura de Curitiba que incentiva a participação dos curitibanos para a definição de prioridades dos bairros, foi destaque na reunião do prefeito Rafael Greca com representantes de prefeituras brasileiras, na quarta-feira, dia 22, no segundo dia de trabalhos do XVII Congresso Internacional de Cidades Educadoras. O evento é realizado no Centro de Exposições Positivo, no Parque Barigui.
Participaram do encontro o prefeito de Concórdia (SC), Rogério Pacheco, acompanhado do filho André Pacheco, a vice-prefeita de Benevides (PA), Edivana Lima, e o secretário de Educação de São Paulo, Fernando Padula, que falou do interesse da capital de implantar o programa.
Na quinta-feira, Congresso de Cidades Educadoras debateu inteligência artificial, novas tecnologias e altas habilidades.
“O Fala Curitiba tem o objetivo de ouvir a vontade da população quanto às demandas de cada bairro. E essa consulta pode acontecer pela internet ou de forma presencial em reuniões que acontecem nas regionais da cidade”, explicou Greca.
De acordo com Padula, São Paulo poderá incluir o modelo do Fala Curitiba no plano de governo do prefeito Ricardo Nunes.
Prêmio árabe
Greca convidou o governo de São Paulo a conhecer o Instituto Cidades Inteligentes (ICI), que desenvolveu o software do programa, lançado em 2017. “Podemos assinar um convênio para que São Paulo use a tecnologia do Fala Curitiba”, disse o prefeito, que participou da reunião acompanhado do secretário de Relações Internacionais de Curitiba, Rodolpho Zannin Feijó.
O prefeito destacou que os resultados alcançados pelo Fala Curitiba garantiram para a capital paranaense o Government Excellence Awards (Prêmio Excelência em Governo), promovido pelos Emirados Árabes Unidos, no último mês de fevereiro.
Durante a reunião, Greca falou ainda da estrutura da rede municipal de ensino da capital, que atende 140 mil crianças, e da entrega de novos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e do aumento na contratação de vagas em Centros de Educação Infantil (CEIs), que garantiram à Prefeitura de Curitiba a ampliação do atendimento na educação infantil de cerca de 45 mil crianças em 2017 para mais de 56 mil atualmente.
O Congresso
O XVII Congresso Internacional de Cidades Educadoras, que segue até sexta-feira (24/5), conta com a participação de mais de 136 cidades de 12 países, com cerca de 400 inscritos, da Finlândia, Espanha, Portugal, Coreia do Sul, Bélgica, Letônia, Porto Rico, México e Polônia. Entre os municípios brasileiros estão São Paulo (SP), Florianópolis (SC), Passo Fundo (RS) e Londrina (PR).
O evento é realizado pela Associação Internacional das Cidades Educadoras e Prefeitura de Curitiba, com patrocínio da Aprende Brasil, Arlequim e Compass, e apoio do Museu Oscar Niemeyer (MON), Sanepar e Curitiba Convention e Visitors Bureau.