O vereador Fabrício Sousa (PDT), ao comentar sobre o recente acidente na linha férrea, disse que a prefeita Rosa Maria elaborou um documento com sugestões de melhorias para evitar acidentes. O documento foi entregue à concessionária Rumo, empresa responsável pela gestão do transporte ferroviário na região. “Como aquele trecho é de manobra dos trens, podemos colocar sensores de sinalização a 100 metros de distância, nos sentidos ida e volta. Há, também, uma casa na esquina que atrapalha a visão dos motoristas, além da instalação de outdoors, que podem ser retirados. Tanto que os acidentes têm acontecido mais no sentido de quem vem de Piraquara, Pinhais para Curitiba. Uma possibilidade é retirar aquela residência da esquina, indenizar a família, conversar a fim de ver se aceitam a realocação. A prefeita já conversou com a Rumo. E o prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, foi a Brasília buscar a aprovação de um projeto de lei no Congresso Nacional que permita a retirada das linhas férreas de dentro das cidades”, revelou, no Grande Expediente.
Programa habitacional para idosos
O vereador Fabrício Sousa salientou, na tribuna, programa habitacional recém-lançado pelo governo Ratinho Júnior. Trata-se do programa ‘Casa Fácil, Viver Mais Paraná’, em parceria com a Cohapar. “Idosos acima de 60 anos poderão morar em condomínios fechados com área de lazer, serviços de saúde, assistência social a partir de um crédito de R$80 mil do governo para quem tem renda familiar até quatro salários mínimos, podendo serem contemplados tanto casais, como idosos que vivem sozinhos. É um grande programa habitacional a idosos que ainda não têm imóvel próprio. O programa visa promover qualidade de vida, sendo um grande avanço na promoção de uma vida mais digna a idosos de baixa renda”, ressaltou.
Projeto de Indicação para áreas de risco
O pedetista ainda explanou sobre Projeto de Indicação de sua autoria para que o Poder Executivo Municipal priorize destinar programas habitacionais a famílias que moram em áreas de risco, como beira de rios, áreas de enchentes ou áreas de preservação ambiental. “O Projeto de Indicação visa priorizar o potencial construtivo no município a essas populações dentro dos programas habitacionais”, explanou.
“Prefeita sugeriu transferência da área de manobra do trem”, explica Haline Siroti
A vereadora Haline Siroti (PSD), ao discursar no Grande Expediente, discorreu sobre a prevenção a acidentes no trecho da linha férrea entre a Avenida Iraí e a Camilo di Léllis. “Conversei com a prefeita para melhorias. A prefeita já havia feito um ofício encaminhado à concessionária Rumo. Não há nada que impeça a Prefeitura de fazer melhorias e alterações no local, mas desde que tenha autorização da empresa. Entre as sugestões, a prefeita sugeriu a transferência da área de manobra do trem para outro trecho. Pois, é, ali, naquele local, que o trem faz as manobras. O pátio de manobras fica muito próximo ao sinaleiro da travessia. Infelizmente, só os sensores não resolverão, pois, mesmo com o trem parado, o sinal vai fechar. Estamos buscando uma solução. O prefeito Eduardo Pimentel foi a Brasília tentar a aprovação, por meio de lei federal, para que as linhas férreas nos municípios sejam transferidas ou afundadas abaixo do nível da rua”, sublinhou.
Educação para o trânsito
A vereadora acrescentou que a Guarda Municipal e a Secretaria de Trânsito fizeram uma ação muito rápida no local do acidente, logo liberando o trânsito. Ainda ressaltou as blitze da Guarda de conscientização e educação para o trânsito. “Já foram 29 ações de conscientização e blitze educativas de trânsito, tanto dentro da campanha Maio Amarelo – de prevenção a acidentes de trânsito – como, sobre Autismo e de prevenção a acidentes junto a linha férrea. É preciso, também, focarmos na prevenção com ações educativas nas escolas, na comunidade, a exemplo da educação ambiental”, acrescentou.
Rua Rio Paraná
Nas Explicações Pessoais, Haline elogiou a agilidade e eficiência da Secretaria de Obras na Rua Rio Paraná, uma solicitação de vereadores da Casa. “Um trabalho muito bem feito e ágil”, valorizou.
Campanha ‘Maio Laranja‘
Ainda, abordou sobre a campanha ‘Maio Laranja’, de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Infantil. ”Neste mês, estamos trabalhando nessa campanha muito importante. A cada 24 horas, 320 crianças são abusadas ou exploradas no país. Somente, sete em cada dez casos são denunciados. O Disque 100 é um canal para denúncias anônimas, bem como o Conselho Tutelar do município, que atende por telefone as denúncias anônimas. Ou o denunciante pode dirigir-se pessoalmente ao Conselho Tutelar. Aliás, haverá uma blitz do Conselho Tutelar no dia 16 de maio, das 14 às 16 horas, na Avenida Jacob Macanhan, em frente ao Condor. A comunidade está convidada a comparecer“, destacou.
Doutor Marcos Ceschin sugere comissão para defender mudanças na linha férrea
O vereador Doutor Marcos Ceschin (MDB), também, teceu considerações e apresentou sugestões, no Grande Expediente, sobre a prevenção a acidentes no trecho da linha férrea entre a Avenida Iraí e Camilo Di Lellis. ”O primeiro ponto é que a presença daquela casa na Avenida Iraí é um absurdo. Impede totalmente a visão do motorista que precisa atravessar a linha férrea. Tempos passados, quando o falecido Max Rosenmann era deputado federal, eu e ele levamos um projeto a Brasília para resolver esse problema das linhas férreas passando por dentro dos municípios. Havia duas alternativas: a transferência para os arredores das cidades ou o rebaixamento da linha a um nível quatro metros abaixo da rua”, contou.
Túneis
O parlamentar ainda discorreu sobre obra semelhante que já está sendo feita em Maringá, a partir do rebaixamento do nível da linha férrea. “O Ricardo Barros, que tem o irmão Silvio Barros como prefeito de Maringá, falou deste projeto. Em Maringá, já estão sendo feitos túneis quatro metros abaixo do nível da rua para os trens. Isso pode ser feito, aqui. Mas tudo depende de autorização da Rumo, que é a responsável pela linha férrea. E parece que a empresa não está nem aí. Só visa lucros. Qualquer coisa que a Prefeitura queira fazer, precisa de autorização da concessionária. O prefeito Eduardo Pimentel, também, está lutando em Brasília para que os municípios possam fazer uma das duas alternativas. Acredito que vale a pena montarmos uma comissão em Pinhais, com vereadores, a prefeita, e lutarmos por essas modificações. É um perigo deixarmos aquele trecho como está“, pontuou.
Leandro do Zezinho alerta sobre “pista de corrida” na Avenida Castelo Branco
O vereador Leandro do Zezinho (PDT) alertou, ao discursar nas Explicações Pessoais, sobre a necessidade de intervenção no trânsito da Avenida Castelo Branco, com o intuito de prevenção a acidentes. “A Avenida está uma verdadeira pista de corrida. Infelizmente, lombadas não seriam o ideal, mas creio que sejam necessárias na avenida antes que ocorram acidentes. Está muito complicado para motoristas e pedestres. Antes que aconteça uma tragédia, é preciso fazer alguma coisa, lá”, alertou.