Ex-vereador de Pinhais integra nova diretoria do Detran Paraná

Ex-vereador de Pinhais integra nova diretoria do Detran Paraná

IMG-20190128-WA0010

 

Mário Marques Guimarães Neto, o Marinho, foi convidado pelo Governador Ratinho Júnior para compor a administração geral do Departamento de Trânsito do Paraná.

Detentor de um vasto histórico político, apesar da pouca idade, o ex-vereador de Pinhais, Marinho, tem se destacado na região metropolitana de Curitiba pelo excelente trabalho realizado junto ao atual Governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Júnior, com quem tem uma parceria de trabalho e amizade há mais de 15 anos. E, graças ao currículo, dedicação ao partido, apoio a Ratinho Júnior na coordenação das campanhas para deputado, prefeito e, também, governador, Mário Neto foi convidado para integrar a administração estadual.

Recem empossado na diretoria do Detran, Marinho concedeu entrevista exclusiva a João Aloysio Ramos, diretor do jornal A Gazeta Cidade de Pinhais. Na oportunidade, o ex-Secretário Estadual do PSC e, agora, presidente do PSD de Pinhais contou um pouco de sua trajetória política, que teve início no mandato do ex-prefeito de Pinhais Luiz Cassiano.

 

João Aloysio Ramos: Por que decidiu entrar para a política?

Marinho: O ex-prefeito Luiz Cassiano e meu pai, Mário Martins (repolho), policial militar aposentado, que já foi chefe da Defesa Civil e secretário de Meio Ambiente de Pinhais, foram os responsáveis por meu ingresso na vida pública. “Na verdade, aceitei o convite para disputar minha primeira eleição em homenagem a meu Avô(Sr. Mário Marques Guimarães), de quem herdei o nome com muito orgulho. Era um sonho dele ter na família um político e um advogado. O político já temos, eu, e o advogado está a caminho-devo me formar em advocacia daqui um ano e meio”, revelou.

João Aloysio Ramos: Você foi vereador de Pinhais por dois mandatos, concorreu a presidência da Câmara Municipal e integrou a Secretária Municipal de Cultura, Esporte e Lazer. Quando iniciou sua trajetória na vida pública?

Marinho: Tudo começou no ano 2.000. Tinha só 20 anos quando disputei minha primeira eleição, e fiquei na suplência. Mas devido a boa votação, o então Prefeito Cassiano me convidou para fazer parte da gestão. Quatro anos depois, em 2004, com 24 anos de idade, fui eleito com a maior votação do partido, sendo o vereador mais jovem do Paraná, na época. Em 2008 fui reeleito, conquistando a maior votação entre os candidatos que integravam a chapa do Luizão- eleito prefeito naquele pleito”, contou.

João Aloysio Ramos: Em 2010 você foi candidato a deputado estadual, por que tomou essa decisão.

Marinho: Conheço o Ratinho Júnior há uns 15 anos. Sempre estive junto com o atual Governador nas eleições que disputou. E, em 2010 ele foi candidato a deputado federal e me convidou para concorrer a deputado estadual. Naquele ano, Ratinho teve uma grande votação em Pinhais e região, e eu fiz mais de 8.000 votos. Além de uma grande experiência, com a candidatura pude me aproximar ainda mais do Ratinho Jr. e conhecer seu projeto político. Hoje tenho orgulho de fazer parte da equipe do Governador do Paraná.

João Aloysio Ramos: Com relação ao cargo na diretoria geral do Detran, quais as suas expectativas?

Marinho: Em primeiro lugar, quero agradecer ao Governador a confiança depositada em mim para assumir um cargo de tamanha importância. Quanto às expectativas, são as melhotres possíveis. Quero desempenhar minha função no Detran com muita responsabilidade e respeito ao contribuinte. Está sendo uma experiência muito gratificante trabalhar ao lado do Coronel Cesar Vinicius Kogut, ex-comandante geral da Polícia Militar e atual diretor geral do Detran-PR. Com certeza, o Coronel Kogut reúne todos os atributos e competências para comandar essa importante autarquia.

João Aloysio Ramos: No dia da posse da nova diretoria do Detran-PR, o Governador esteve presente e anunciou a redução em algumas taxas, você pode falar sobre isso?

Marinho: Ano passado, no final do mandato, a ex-governadora Cida Borghetti aumentou as tarifas de vistoria, licenciamento e emplacamento de veículos, além da renovação da Carteira Nacional de habilitação-CNH. No entanto, assim que o Ratinho Júnior assumiu cancelou imediatamente os acréscimos, voltando ao que era antes. Na verdade, o Governador não quer onerar ainda mais o contribuinte. Ele já deixou claro que não pretende aumentar impostos esse ano. Além disso, houve uma redução no número de secretarias-de 29 caiu para 15. Também, a pedido do Ratinho Jr, todas os secretários estão reduzindo o número de cargos comissionados, em torno de 20%. A ideia é modernizar o Estado e enxugar ao máximo possível a máquina pública.

João Aloysio Ramos: E o que pode esperar o contribinte desta nova diretoria do Detran?

Marinho: Sob o comando do Coronel Kogut(Diretor Geral do Detran-PR) estão nomes de peso, como a Jaqueline(Departamento de Tecnologia), Coronel Monteiro(Diretor Operacional), Coronel Picheti(Chefe de Gabinete), Coronel Carneiro (Diretor Financeiro e Administrativo), entre outros. Então, com essa diretoria, queremos realizar um trabalho muito sério e eficiente, com a elaboração de projetos que dêem uma nova dinâmica ao Detran. Dentro da atual política de redução de custos e maior eficiência, inicialmente, estão sendo revistos vários contratos com empresas terceirizadas, para que se possa avaliar a real necessidade dos serviços prestados. Outra ação imediata é com relação à diminuição do tempo que uma pessoa passa nas dependências do Detran para resolver um assunto ligado à documentação pessoal ou do veículo. É preciso facilitar a vida do contribuinte, dando a ele um atendimento melhor e mais rápido

João Aloysio Ramos: Você falou em novos projetos, tem algum que possa ser implantado também no Posto do Detran de Pinhais?

Marinho: Eu, como pinhaiense, tenho um projeto, sim, que é a implantação de uma Ciretran no município. Inclusive, já estou trabalhando essa ideia junto com diretor geral, Coronel Kogut. Depois, vou fazer o pedido ao Governador.

João Aloysio Ramos: E quais benefícios trarão para à cidade e população a implantação de uma Ciretran em Pinhais?

Marinho: Isso vai facilitar, e muito, a vida dos moradores da cidade e municípios próximos, como Piraquara, por exemplo. Com a implantação da Ciretran, todos os serviços disponibilizados pelo Detran-PR poderão ser disponibilizados em Pinhais, ou seja, não haverá mais necessidade de deslocamento até o Tarumã para fazer a marcação de exame para habilitação e renovação de carteira, transferencia de propriedade, entre outros serviços. A intenção é desafogar um pouco mais o Detran Tarumã e dar comodidade ao contribuinte de Pinhais e região.

IMG-20190128-WA0009 IMG-20190128-WA0007

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress