Na quarta-feira (18), foi realizado no Centro de Artes e Esportes Unificado do Guarituba o projeto “Café com Moda”, desenvolvido por estudantes de Design de Moda da Universidade Positivo em parceria com a Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer. O projeto tem como área de atuação a inclusão social da mulher, ao unir moda e feminismo.
O evento teve início com uma palestra da secretária de Cultura, Esporte e Lazer, Cristina Maria Rizzi Galerani, que falou um pouco sobre moda como forma de expressão e também sobre aspectos históricos do tema associado à figura da mulher. Foi realizada uma confraternização e também uma dinâmica organizada pelas estudantes.
As participantes, aproximadamente trinta mulheres do bairro Guarituba, puderam vestir bonecas de desenho com roupas de papel, expressando assim suas visões sobre a maneira de se vestir. O ambiente também proporcionou um diálogo entre elas sobre autonomia da mulher e seu lugar na sociedade.
A secretária Cristina Galerani parabenizou a iniciativa e falou sobre a utilização dos espaços públicos para este tipo de trabalho. “As meninas conseguiram promover uma troca de experiências entre as mulheres presentes que é muito importante. As pessoas precisam saber que os equipamentos públicos também são lugares para a reflexão sobre diversos temas”.
O projeto foi desenvolvido pelas alunas Ana Paula Bora, Giulia Macedo, Giulia Tramontin, Julia Thibes de Mattos e Laura Bher para a disciplina “Projeto de Moda” e será apresentado na Universidade Positivo.