Estado e prefeitura de Curitiba vão compartilhar dados de segurança

Estado e prefeitura de Curitiba vão compartilhar dados de segurança

A troca de informações permite que as forças de segurança possam dar maior celeridade aos trabalhos

A Secretaria da Segurança Pública do Paraná e a Prefeitura de Curitiba assinaram um termo de cooperação técnica para compartilhamento de dados e informações de inteligência. O convênio foi assinado na quinta-feira (13), pelo secretário da Segurança Pública, Rômulo Marinho Soares; pelo prefeito Rafael Greca e pelo secretário municipal de Defesa Social e Trânsito, Guilherme Rangel. Com isso, a Secretaria da Segurança Pública passa a contar com 22 municípios conveniados para compartilhamento de dados, abrangendo mais de 5,4 milhões de pessoas.

Com o acordo, a Secretaria da Segurança Pública poderá ter acesso a imagens das câmeras de monitoramento da Capital, além da Base Cartográfica. As forças de segurança estaduais vão permitir que a Guarda Municipal de Curitiba tenha informações sobre mandados e consulta de veículos em situação irregular, possibilitando que os órgãos também atuem, de forma integrada, no combate à essas práticas criminosas.

MAIS AGILIDADE

Segundo o secretário Romulo Marinho Soares, a troca de informações permite que as forças de segurança possam dar maior celeridade aos trabalhos. “A integração é ponto essencial no bom desenvolvimento das nossas ações. Somente com parceria e compartilhamento de dados conseguiremos dar pronta resposta à população”, disse. “Com acesso ao mapeamento e dados dos municípios, as polícias podem desenvolver ações específicas por região, além de realizar operações voltadas para a necessidade da área”, explicou o secretário.

Os servidores de Curitiba também poderão acessar campos específicos da ferramenta utilizada para análise de dados no Estado, o Business Intelligence (B.I.). Além disso, o município poderá confeccionar e consultar o sistema de Boletim de Ocorrência Unificados (BOU).

SEGURANÇA EFETIVA

Para o secretário municipal Guilherme Rangel, a cooperação tem como objetivo garantir segurança efetiva ao cidadão curitibano e integração entre instituições. “Agora a Guarda Municipal passa a ter acesso aos dados e a intranet, pode fazer os boletins de ocorrência e auxiliar mais ainda as forças de segurança pública do Estado”, disse ele. “Em contrapartida, o Estado terá acesso aos dados cadastrais do setor de finanças e do setor de educação, além das câmeras e radares disponíveis para o município”, completou.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress