O presidente da Comec, Gilson Santos, esteve reunido, na manhã de domingo (29), com o governador Carlos Massa Ratinho Junior, o secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas, João Carlos Ortega, o secretário da Saúde, Beto Preto, e demais secretários, debatendo as ações que vêm sendo realizadas pelo Governo do Estado no enfrentamento da pandemia de coronavírus COVID-19.
Durante o encontro, participaram via videoconferência os prefeitos de Almirante Tamandaré, Apucarana, Arapongas, Cambé, Campo Largo, Colombo, Fazenda Rio Grande, Paranaguá, Pinhais, Toledo e Umuarama.
Este já é o segundo encontro neste formato, buscando uniformizar ações entre Governo do Estado e os municípios mais populosos, assim como atualizar o quadro na área da saúde e anunciar medidas futuras.
Uma das preocupações envolvendo os municípios da Região Metropolitana de Curitiba é com relação ao transporte coletivo e as ações que vêm sendo realizadas na área. Santos lembrou que o transporte coletivo está descrito no Decreto 4.317/20, assinado pelo governador, como serviço e atividade essencial e garantiu a continuidade do atendimento.
“Temos realizado uma grande força-tarefa nos último dias buscando acompanhar e adequar o atendimento do transporte coletivo em todos os municípios em que ele é realizado. Seguimos a orientação e entendimento do nosso governador de que esse é um serviço essencial e que não pode ser interrompido. Obviamente, devido as drásticas mudanças com relação a demanda que têm se apresentado, alguns ajustes serão realizados. Mas desde o início das ações de enfrentamento ao Coronavírus, em nenhum momento houve paralisação do atendimento e continuaremos nossa força-tarefa com este objetivo”, destacou o presidente.