Para facilitar a consulta em relação aos permissionários do Transporte Escolar e Táxi do município, a Prefeitura de Colombo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação, disponibiliza a consulta dos pais e/ou responsáveis pelos alunos pelo portal colombo.atende.net.
Na página também é possível acessar os veículos e telefones do Transporte Escolar e Táxis vistoriados e selados, ou seja, aptos a prestar o serviço de transporte coletivo de passageiros de Colombo.
“Com mais esta facilidade os usuários e/ou pais e responsáveis contam com uma ferramenta que visa agilizar a contratação da prestação dos serviços, bem como obter a garantia da regularidade dos mesmos”, explica a secretária da Pasta, Tânia Mara Tosin.
Os pais e/ou responsáveis pelos alunos devem exigir o Selo de Vistoria fornecido pela Prefeitura Municipal de Colombo, na hora de contratar o serviço. O documento é concedido aos Permissionários do Transporte Escolar e motoristas profissionais que têm mais de 21 anos, estão habilitados nas categorias “D” e “E”, possuem pelo menos dois anos de experiência profissional, bons antecedentes e têm curso específico de condutores de veículos.
Na vistoria semestral, são conferidos os itens de segurança, conforto e aparência, assim como na parte interna do veículo, os cintos de segurança individuais, tacógrafo, limpadores de para-brisa, saídas de emergência, aberturas de janelas, extintor de incêndio, e outros.
Na parte externa são checadas as placas, faróis, piscas, luz de freio, lanternas, espelho retrovisor e pneus. Depois da vistoria, o veículo recebe um selo que fica colado no lado superior direito do para-brisa, válido por seis meses.
O Selo de Vistoria, com data de validade, somente é fornecido para empresas/veículos que possuem Termo de Permissão para o Transporte Escolar, Alvará de Licença e Funcionamento, Condutor Cadastrado, Apólice de Seguro do veículo com cobertura para danos corporais e materiais, além de monitora no caso de transporte de alunos até a 5ª série.