Está chegando o “Setembro Vermelho”, mês de campanhas para incentivar a doação de órgãos e tecidos

Está chegando o “Setembro Vermelho”, mês de campanhas para incentivar a doação de órgãos e tecidos

No Paraná, conforme Nereu Moura, em torno de 46% das famílias se recusam a autorizar a doação de órgãos

Campanhas e ações que incentivem a doação de órgãos e promovam esclarecimentos sobre esse gesto que salva vidas devem marcar o próximo mês, denominado de “Setembro Vermelho”. Isto é o que prevê a Lei estadual nº 18.803/2016, criada a partir de um projeto apresentado pelo deputado Nereu Moura (PMDB), discutido e aprovado pelos parlamentares na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep).

Durante os debates da proposta o deputado destacou que a doação de órgãos é um ato de amor extremo, de enorme respeito pela vida e de solidariedade. “De toda a cadeia de processos que envolvem um transplante de órgãos, o componente mais importante é o doador”, observa.

De acordo com o artigo 2º da nova legislação, no mês de setembro o Poder Público, em cooperação com iniciativa privada e entidades civis, realizará campanhas de esclarecimento e incentivo à doação de órgãos e tecidos, visando implementar ações educativas, desenvolvendo a consciência sobre a necessidade da doação.

No Paraná, conforme Nereu Moura, em torno de 46% das famílias se recusam a autorizar a doação de órgãos, segundo dados do Instituto para Cuidados do Fígado. Mesmo assim, foi verificado no ano passado um crescimento superior a 31% no número de transplantes em relação a 2014, maior índice no período, desde que foi criada, em 1995, a Central de Transplantes. Apesar do aumento, o Paraná ainda tem uma longa fila de espera por transplantes, o que motivou a apresentação do projeto. “Um transplante bem-sucedido não salva apenas uma vida, mas também permite o resgate da saúde física e psicológica de toda a família envolvida com o paciente que aguarda uma doação”, acredita Nereu Moura. 

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress