A peça apresentada foi “Voos Literários”, do Grupo Parabolé, uma história divertida de incentivo à leitura
Para comemorar os 10 anos da Feira Cultural do Livro, a Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, o Centro Cultural Wanda dos Santos Mallmann recebeu o espetáculo teatral “Voos Literários”, do Grupo Parabolé, uma peça divertida de incentivo à leitura.
A homenageada da noite foi a bibliotecária Elaine Biss, idealizadora do evento e grande incentivadora da leitura. Ao falar sobre a feira e toda proposta desta iniciativa, os olhos de Elaine brilham. “Ver as crianças vindo até a feira, acompanhando as contações, folheando um livro, isso nos enche de felicidade, pois nestes 10 anos nós trabalhamos para construir a cultura do livro no município. E ninguém lê por ler, isso é algo que dever ser construído, planejado, para se alcançar um resultado efetivo, e percebemos que esta realidade está se concretizando”, declara.
“Esse ano, comemorando os 10 anos, fizemos a feira em uma via pública, em frente ao Centro Cultural, algo inovador e que permite a participação da comunidade de maneira mais efetiva. Isso ocorre porque quando fazemos em um espaço fechado muitas pessoas acabam não entrando e a rua permite a aproximação”, destaca.
“Foi um espetáculo maravilhoso, totalmente voltado para a questão da leitura e do livro. Foi um espetáculo lúdico, interativo, com grande participação da plateia, por meio de músicas e brincadeiras. Uma apresentação que enriqueceu com a proposta da feira”, declara Laércio Sobral, diretor de Cultura de Pinhais.
Laércio também destacou a participação dos alunos do Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos (CEEBJA) e da Educação de Jovens e Adultos(EJA), acompanhados pela secretária Municipal de Educação, Andrea Franceschini. Também estiveram presentes o secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Ricardo Pinheiro; representando o Legislativo Municipal, a vereadora Rosa Maria de Jesus Colombo, propositora da lei que institui a Feira Cultural do Livro.
10ª Feira Cultural do Livro
A iniciativa tem como principais objetivos despertar o interesse da comunidade pela leitura, assim como desenvolver, principalmente entre as crianças, o hábito de ler. A programação, que teve início na última terça-feira, dia 8, prosseguiu até o sábado, dia 12.Neste ano, as atividades foram realizada em três locais: Centro Cultural Wanda dos Santos Mallmann, Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) e Bosque Municipal de Pinhais.