Depois de conhecer alguns dos principais programas desenvolvidos pela rede municipal de ensino, Roberta Prandi e Andrea Pagano, representantes do método Learning by Languages, da cidade italiana de Reggio Emilia, fizeram uma visita ao prefeito Rafael Greca. O encontro aconteceu na segunda-feira, 6 de junho, no Palácio Solar 29 de Março.
Prandi e Pagano estão na cidade a convite do Berçário e Pré-Escola Parlenda, que funciona no bairro Santo Inácio. A escola aplica o método, que se caracteriza por valorizar todos os elementos no entorno das crianças para estimular a aprendizagem, e vai receber a certificação depois da vinda dos representantes do método. “Eles não poderiam ir embora sem conhecer o que é oferecido na rede pública municipal”, observou a educadora Ivanir Dedecek, que dirige a escola ao lado da professora Sônia Sillas.
“É uma honra receber pessoas que dão continuidade ao trabalho do educador Loris Malaguzzi, que criou o método, e também de Maria Montessori, outra italiana que valorizava as possibilidades de aprendizagem à disposição das crianças”, disse Greca.
Situada a cerca de 70 quilômetros de Bolonha, ao norte da Itália, Reggio Emilia se tornou referência em educação infantil a partir do final da Segunda Guerra Mundial.
Estratégias educacionais curitibanas
A convite da secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila, os dois especialistas visitaram algumas unidades do Farol do Saber e Inovação e também conheceram a mais recente novidade do programa: o Farol Móvel, destinado às crianças dos centros municipais de Educação Infantil.
Os Faróis Móveis são compostos por um carrinho em forma de farol que acomoda itens como impressora 3D, óculos de realidade virtual, notebook, microscópio, lupas, globo terrestre, caixa de luz, livros, microscópio, canetas de luz negra, binóculos, alfabeto imantado. Eles têm rodinhas para poderem ser levados pelas salas dos CMEIs com facilidade.
A diretora do Departamento de Educação Infantil da Secretaria Municipal da Educação, Kelen Collarino, também participou do encontro.