Com alta no preço dos combustíveis, os motoristas precisam buscar métodos que garantam a economia no consumo do automóvel. De acordo com o engenheiro mecânico e professor do curso de Engenharia Mecânica da Universidade Pitágoras Unopar, Henrique Rissá, um dos principais motivos para o aumento do consumo do combustível do veículo é a troca de marchas. “Muitas pessoas acabam trocando as marchas em alto giro e isso aumenta consideravelmente o consumo. O ideal num veículo manual é mudar a marcha antes de chegar a 2.500 rpm (gasolina/etanol) ou 2.000 rpm (diesel). Além de racionalizar o consumo de combustível, a troca de marchas nessa faixa de rotação garante também a boa conservação da maioria das peças do conjunto motopropulsor do automóvel”, explica o professor.
Fazer a manutenção do carro, segundo o especialista, além de evitar dor de cabeça também ajuda na hora de economizar combustível. “Sem dúvida um veículo revisado e com todas as manutenções em dia apresenta melhor performance e menor consumo de combustível, pois alguns componentes como filtro de ar, filtro de combustível e válvulas injetoras (bicos) parcialmente obstruídos ou em mau estado de conservação elevam o consumo”, diz.
O engenheiro alerta que muitos motoristas têm o costume de manter o carro em ponto morto, porém, além de comprometer a segurança dos ocupantes do automóvel, isso não gera economia. “Essa prática acentua o desgaste precoce dos componentes do sistema de freios, pois não aproveita a redução natural de velocidade que pode ser obtida ao cessar a aceleração do veículo com o mesmo ainda engatado aproveitando a inércia do motor, que também pode ser chamada de “freio-motor” na hora da condução do veículo. Com a exceção de carros mais antigos, equipados com carburadores, os veículos atuais contam com o sistema injeção eletrônica de combustível, que gerencia de forma automática a admissão de ar e combustível por meio de uma central eletrônica que atua de acordo com os parâmetros informados por um conjunto de sensores instalados no conjunto motopropulsor. Assim, quando o motorista retira o pé do acelerador com o veículo ainda engatado a central de injeção eletrônica ativa o sistema de “cut off”, o que faz cessar a alimentação de combustível no motor contribuindo para o consumo mais racional de combustível além de diminuir a emissão de gases”, comenta.
O professor destaca outros pontos para você economizar combustível:
- Dirija de forma prudente: Dirigir o carro como se você estivesse num filme de corrida aumenta muito o consumo de combustível, além de ser perigoso para todos à sua volta. Por isso, evite ultrapassagens perigosas, acelere sempre de maneira suave e progressiva conforme o veículo aumenta a velocidade.
- Ar-condicionado só quando necessário: Quanto mais tempo com o ar-condicionado ligado, mais combustível será gasto, em torno de 10% a mais que o normal.
- Calibre os pneus regularmente: Quando os pneus estão descalibrados ou até murchos, existe um atrito maior com a via e o consumo de combustível pode aumentar em até 3%.
- Confira regularmente a geometria da suspenção do seu veículo: Outro aspecto que envolve pneus e rodas, e que pode ajudar a diminuir o consumo de combustível, é a geometria das rodas fora dos valores de referência recomendados. Rodas desalinhadas provocam um aumento excessivo do atrito entre os pneus e a pista de rolamento, o que demanda maior energia durante o deslocamento. Uma dificuldade maior para o carro se locomover, pois as rodas se arrastam. Isso diminui a vida útil dos pneus, aumenta o risco de acidentes e também o consumo de combustível.
- Evite acessórios desnecessários: Eles podem aumentar seu consumo com combustível. Esses acessórios que alteram as características originais do veículo provocam mais resistência contra o ar, prejudicando a aerodinâmica e aumentando o consumo final.
- Combustível de qualidade: Sempre abasteça em postos de confiança e caso note diferença de desempenho ou trepidações excessivas em marcha lenta logo após abastecer seu veículo leve-o imediatamente ao seu mecânico de confiança e o informe do ocorrido.