A iniciativa faz parte do Projeto Agentes da Leitura do Paraná, do qual Pinhais participa pelo segundo ano
A Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, por meio do Departamento de Cultura e da Biblioteca Pública do Município, promoveu um bate-papo com o escritor Luiz Rufatto, no Centro Cultural Wanda dos Santos Mallmann. A iniciativa faz parte do Projeto Agentes da Leitura do Paraná que conta com apoio da Secretaria Estadual de Cultura, do Instituto Dom Miguel e da Audi do Brasil, e visa facilitar o acesso ao livro e incentivar a leitura.
Participaram do momento os alunos e professores do Colégio Estadual Leocádia Braga Ramos. “Para Pinhais é um privilégio e uma oportunidade única receber novamente o projeto pelo segundo ano. Também é um privilégio para os alunos do Colégio Leocádia, escolhida entre as demais unidades. Não é todo dia que podemos contar com a presença e conhecer de perto o trabalho de um dos ícones da literatura brasileira”, reforçou a bibliotecária Elaine Biss.
Luiz Rufatto elogiou a estrutura do Centro Cultural Wanda dos Santos Mallmann e destacou que este é um espaço que raramente é encontrado em outras cidades no Brasil. “Aqui vocês têm acesso a um equipamento disponível em poucas cidades brasileiras. E olha bem que eu não conheço apenas dois Estados, então posso falar com muita tranquilidade que poucos lugares no Brasil dispõem de um espaço como este dedicado à cultura, com uma ótima biblioteca. Então vocês poderiam pensar em participar mais das atividades disponíveis aqui”, destacou o escritor.
Também esteve presente no evento o diretor de Cultura de Pinhais, Marcos Oliver.
O escritor
Luiz Ruffato é mineiro de Cataguases, onde nasceu em 1961, filho de um pipoqueiro semianalfabeto e de uma lavadeira de roupas analfabeta. Formou-se em tornearia mecânica no Senai e em Comunicação Social pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Lançou seu primeiro livro em 1988 e desde então lançou diversas obras, além de histórias publicadas em revistas e antologias em diferentes idiomas. Há 15 anos vive de literatura e viaja o mundo inteiro para falar sobre seu trabalho.