Escolas municipais de São José dos Pinhais passam a ter organização por trimestre

Escolas municipais de São José dos Pinhais passam a ter organização por trimestre

A partir de agora, a divisão do ano letivo deixa de ser bimestral e passa a ser trimestral.

A rede municipal de ensino de São José dos Pinhais começa 2022 com novidades. A Secretaria Municipal de Educação (Semed) divulgou a organização do ano letivo e o sistema de avaliação escolar para o Ensino Fundamental. A partir de agora, a divisão do ano letivo deixa de ser bimestral e passa a ser trimestral.

As mudanças vão otimizar os processos de aprendizado e todo o planejamento pedagógico, além de padronizar os períodos com a rede estadual. “A nova Educação o município busca a evolução, a modernização e a excelência do ensino. A organização por trimestres atende a reivindicação antiga dos profissionais e se alinha com o calendário da rede estadual e de outros municípios que já trabalham com essa divisão, melhor para estudantes e profissionais da educação”, explicou Aldrian Matoso, secretário municipal de Educação.

A diretora do departamento de Ensino Fundamental, Cristiani Carmezin, falou sobre a importância do novo modelo. “A organização em trimestre para este ano letivo se deu principalmente pelo desejo da rede municipal. Antes trabalhávamos por trimestre, mas com o desafio da pandemia, percebemos ainda mais a necessidade da organização e do sistema de avaliação escolar serem divididos em trimestre, facilitando o planejamento dos professores, a distribuição temporal dos componentes curriculares e a forma de avaliar os nossos estudantes”, destacou Cristiani.

O novo sistema tem regulamentação do Conselho Municipal de Educação e atende as demandas do profissionais da educação. Para as modalidades da Educação Infantil, e da Educação Especial, a organização será semestral.

“A alteração vai suprir as necessidades dos profissionais do Fundamental, que precisam de um tempo maior para o processo de ensino, além de estar de acordo com o Referencial Curricular Municipal, o Referencial do Paraná e com o BNCC. Também regulamentamos, por meio de solicitação da Semed, o sistema semestral para a avaliação da Educação Infantil e Especial”, falou Ana Lucia Rodrigues, presidente do Conselho.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress