No sábado (08) as escolas municipais Augusto Staben, Antônio José de Carvalho e Lucídio Florêncio Ribeiro realizaram a Feira do Conhecimento. Os professores e alunos tiveram a oportunidade de mostrar um pouco do trabalho que é realizado dentro das escolas com os Projetos Agrinho do SENAR – PR e Ler e Pensar – Gazeta do Povo, aos pais e a comunidade em geral.
As atividades apresentadas contaram com temas variados que chamavam a atenção dos visitantes: contação de histórias, cuidados no trânsito, drogas lícitas, prevenção de acidentes na infância. Além, da importância da água no uso doméstico, na agricultura e na indústria, a transformação da cana-de-açúcar, algodão e trigo, alimentação saudável, desenvolvimento das plantas entre outros. Todas as escolas estavam envolvidas no tema central do Programa: “Coisas que ligam o campo e a cidade e o nosso papel para melhorar o mundo”, procurando mostrar a relação de interdependência entre esses dois espaços.
“A criatividade e o aprendizado estiveram presentes tanto no material confeccionado como na explanação dos trabalhos pelos alunos, provando como é possível ensinar e aprender de maneira diferente e que de um material de apoio como é o caso das cartilhas do Programa Agrinho, pode-se criar inúmeras possibilidades de trabalho, indo além do trivial (apresentação do material, leitura e interpretação). Cada um dos volumes das cartilhas abre um leque de possibilidades de trabalho que podem ser aproveitadas pelo professor, proporcionando aos alunos aulas mais dinâmicas e lúdicas, além de instigá-los a pesquisar e produzir em relação ao que é abordado, usando a criatividade e a imaginação. No sábado (15) é a vez das demais escolas mostrarem seus trabalhos”, conta a coordenadora de Projetos Pedagógicos da Secretaria Municipal da Educação, Lismari Bontorim Giacomitti.