Escola Municipal Professora Thereza Corrêa Machado completa 25 anos

Escola Municipal Professora Thereza Corrêa Machado completa 25 anos

Localizada no bairro Weissópolis, a Escola Municipal Professora Thereza Corrêa Machado, atende 420 alunos

pinhais01

 

Fundada no dia 2 de abril de 1990, a Escola Municipal Professora Thereza Corrêa Machado comemorou 25 anos de fundação. A unidade de ensino recebeu este nome em homenagem à primeira mulher a exercer o cargo de professora na Freguesia de Piraquara, a nomeação de Dona Thereza Corrêa Machado ocorreu em 14 de outubro de 1884.

Situada no bairro Weissópolis, em Pinhais, a unidade atende 420 alunos, nos períodos da manhã e tarde, e para tanto conta com 31 professores, duas pedagogas, um secretário, três cozinheiras, quatro auxiliares de serviços gerais e cinco estagiários. Nas práticas cotidianas busca-se a consolidação do trabalho coletivo.

Para atender os alunos, a unidade conta com sala de Informática, Laboratório de Ciências e Sala de Arte. Além disso, trabalha com reforço escolar e coral, sala de recursos, Educação de Jovens e Adultos (EJA) I, II e III, sala para o Programa Paraná Alfabetizado, Projeto Fanfarra, Projeto Xadrez e Projeto Flauta.

Segundo a diretora da escola, Cynthia Simoni Goulart Cancelli, periodicamente, são realizadas reuniões com todos os setores do estabelecimento educacional. “É neste momento que analisamos e discutimos ações, no sentido de fazer com que o andamento das atividades seja satisfatório e eficaz, para bem atender os alunos, pais e comunidade. Contamos com uma equipe comprometida com o desenvolvimento dos alunos, tornando assim a escola um ambiente prazeroso para ambas as partes”, afirma a diretora.

E se tem alguém que acompanhou de perto esta trajetória, é a professora Petrina Eularia Villa Verde, que está na escola desde os primeiros dias de existência da unidade. Formada em Pedagogia e pós-graduada em Psicopedagogia, Petrina já dedicou 32 anos da sua vida ao ensino. Uma história de amor e muita dedicação. É fácil notar o brilho que traz em seus olhos ao falar sobre sua profissão. “Eu amo o que faço, adoro a escola e nunca pensei em sair de lá. É a minha vida, serei professora até quando tiver disposição”, revela Petrina.

Lecionar na mesma escola há tantos anos, fez com que Petrina se tornasse conhecida por toda a comunidade escolar. Ela conta que tanto alunos quanto pais, e os demais profissionais, retribuem o carinho. “Tenho uma ótima relação com todos, pois quando estamos felizes com o que fazemos, as pessoas percebem, e isso torna o dia a dia muito agradável. Tenho uma relação de afetividade com meus alunos e com muitos pais”, conta a professora.

E que tal dar aula para três gerações de uma mesma família? Pois ela conquistou esse feito. “Fico muito feliz quando a cada início de ano letivo, descubro que darei aula para o filho de um ex-aluno, ou ainda o neto de alguém que passou pela escola”, conta. De fato, uma história que serve de inspiração, dado o carinho com que trata seus alunos e sua profissão. “A educação é a primeira essência na vida de todo aquele que por ela passa”, finaliza Petrina.

Ao dedicar tantos anos à escola e à profissão, Petrina tem seu trabalho reconhecido pelos colegas e profissionais da educação. A secretária de Educação, Andrea Franceschini, destaca que ter pessoas dedicadas à educação, assim como ela, valorizam a busca por um ensino de qualidade. “Profissionais assim, engrandecem a educação da nossa cidade”, afirma.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress