Foi pensando em tornar o Golf-7 uma modalidade ainda mais inclusiva, que abrangesse alunos com todos os tipos de deficiência, que o professor de Educação Física, Tiago Silva, criou uma nova modalidade esportiva na Escola Especial Joanna Valache: o Golf MM.
A proposta, desde a criação da modalidade, era que todos os alunos – sem distinção – pudessem praticar e competir, estimulando suas habilidades e capacidades, além de participar de uma sadia interação através do esporte.
O resultado deu tão certo que no dia 10 de dezembro, sexta-feira, a escola promoveu a 4ª edição do Campeonato de Golf MM, reunindo atletas da própria escola, da Escola Municipal João Curupaná da Silva e também de Piraquara.
Ao todo, cerca de 90 alunos participaram do evento esportivo, nos períodos da manhã e da tarde. Ao longo do campeonato, o cadeirante Fhelipe Emiliano foi campeão por duas vezes. “É contagiante ver a alegria deles, de poder participar, torcer e ganhar medalhas e troféus. O esporte é um agente de transformação muito importante”, disse a diretora Vanessa de Alcântara.
Já no dia a dia dos alunos desde a construção da quadra de golfe, em 2016, o esporte vem favorecendo a interação e, segundo o professor Tiago, também despertando talentos na área esportiva, que já se destacam no cenário estadual. “Temos muitos atletas aqui que estão à frente de campeões paranaenses”, disse ele.
Melhorias
A boa notícia é que o trabalho de formação esportiva ganhará suporte. Segundo o secretário de Educação, Fredinei Rodrigues (Fré), que acompanhou a realização do campeonato, a Prefeitura já está realizando o processo de compra do novo gramado da quadra e dá andamento ao processo de licitação para cobertura da quadra de golfe, além de estarem programadas também a ampliação de mais 3 salas e projetos de paisagismo.
“No início do ano, vários investimentos ocorreram na escola, como a reforma de pisos, pintura e a aquisição de uma sala multiuso com impressoras 3D e em braile”, enumerou Fré. “E o cuidado e capricho vai continuar. Quero agradecer a toda a equipe da escola pela dedicação e especialmente o amor por nossos alunos”, disse ele.