Erros na construção civil: quais são as falhas mais comuns e como evitá-las

Erros na construção civil: quais são as falhas mais comuns e como evitá-las

O ideal é que o planejamento seja discutido e exposto aos operários envolvidos
O planejamento é a primeira etapa para qualquer projeto e uma das mais importantes

Obras devem ser muito bem planejadas para que problemas futuros sejam evitados. No entanto, todo projeto, por mais elaborado que seja, está sujeito a falhas. Uma ótima alternativa para quem deseja prevenir grandes dores de cabeça daqui a alguns anos, é sempre se manter atualizado quanto aos possíveis erros que podem se fazer presentes ao longo da execução e finalização de uma edificação.

De acordo com o engenheiro civil e gerente executivo da empresa de revestimentos inteligentes Ecogranito, Edízio Filho, o planejamento é a primeira etapa para qualquer projeto e uma das mais importantes, pois é a partir dele que as responsabilidades, as atividades e as atribuições são definidas e apresentadas junto aos seus respectivos prazos. “O ideal é que o planejamento seja discutido e exposto aos operários envolvidos no processo. Dessa forma, todas as questões relacionadas a obra serão consideradas na guia de tempo do projeto, evitando atrasos e gastos com atividades não previstas”, aconselha.

Uma alternativa muito utilizada para evitar erros é a análise de falhas, que tem como objetivo realizar um levantamento dos potenciais problemas e formular rotinas de checagem e reparação de danos. “Ela deve estar aliada a uma prática habitual de acompanhamento que será capaz de reverter complicações de forma proativa”, ressalta o engenheiro.

Edízio Filho aponta que a falta de investimento em mão de obra especializada pode levar a grandes equívocos e atrasos, trazendo como principal consequência o desgaste com esforços em atividades que não agregam valor ao projeto final de construção. “É importante buscar referências ao contratar empreiteiras, para que não haja a firmação de acordos com profissionais sem qualificação. A falta de atenção a alguns detalhes, pode gerar diversos incômodos. Um deles é a ausência do caimento do chão, o que resulta em poças de água. Outro problema é a falta de vedação de portas e janelas, que pode causar infiltrações e goteiras em períodos de chuvas. A instalação de poucas tomadas nos cômodos das edificações pode levar ao acúmulo de plugs e sobrecarga da rede elétrica”, explica.

Há também os erros que podem comprometer a segurança dos profissionais envolvidos nos canteiros de obras como, por exemplo, falhas na sinalização e queda de materiais que podem ocasionar acidentes fatais. “Para evitar que isso aconteça é fundamental incentivar o uso correto dos equipamentos de segurança, manter a obra sempre organizada e sinalizar corretamente o local com cones, fitas zebradas, placas e entre outros. Acredito que prevenir é sempre melhor do que remediar. Os profissionais que se mantêm informados quanto a estes problemas, conseguirão impedir diversos acidentes e ocorrências infelizes que podem produzir reflexos negativos durante e após uma obra”, conclui Edízio.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress