Foto: Marcio Fausto/PMC
Os técnicos de enfermagem, que farão parte do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) Metropolitano, foram os primeiros a receberem o treinamento sobre noções de Atendimento Pré-hospitalar
Aconteceu na quarta-feira, 30/11, no 3º Subgrupamento do 7º Grupamento de Bombeiros sediado em Colombo – o Treinamento com os profissionais de saúde que vão compor o Serviço de Atendimento Móvel de Urgências – SAMU 192 – Metropolitano. Uma parceria entre o Corpo de Bombeiros e a Prefeitura de Colombo.
A Secretaria Municipal de Saúde disponibilizou oito técnicos de enfermagem que serão divididos em quatro equipes que trabalharão em regime de plantão 12X36. Vale ressaltar, que a enfermagem participa de todas as vertentes do Atendimento Pré-hospitalar (APH). “E como em qualquer outra área do cuidar, deve estar alicerçada em conhecimento, capacitação técnica e humanização”, ressalta o Secretário de Saúde, Darci Martins Braga.
Os técnicos de enfermagem da Prefeitura de Colombo que farão parte do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) Metropolitano foram os primeiros a receberem o treinamento sobre noções de Atendimento Pré-Hospitalar (APH). “Este treinamento serve para que o técnico seja capacitado em estabilizar o paciente de forma eficaz, rápida e com equipe preparada para atuar em qualquer ambiente e remover o paciente para uma unidade hospitalar”, explica o Secretário de Saúde, Darci Martins Braga.
Foram disponibilizadas pela Prefeitura duas ambulâncias de Suporte Básico de Vida (USB) que farão o suporte das Ambulâncias Alpha avançadas a Central de Regulação Médica de Urgência quando necessário. A partir de dezembro o município de Colombo passará a compor o Serviço de Atendimento Móvel de Urgências – SAMU 192 – Metropolitano.
Sobre o Atendimento Pré-Hospitalar
O Atendimento Pré-Hospitalar (APH), conforme preconiza o Ministério da Saúde, por meio da Política Nacional de Atenção às Urgências, é definido como a assistência prestada em um primeiro nível de atenção, aos portadores de quadros agudos, de natureza clínica, traumática ou psiquiátrica, quando ocorrem fora do ambiente hospitalar, podendo acarretar sequelas ou até mesmo a morte.
“São casos que podem levar a sofrimento, as sequelas ou mesmo a morte. É de um serviço de Atendimento Pré-Hospitalar (APH), que visa conectar as vítimas aos recursos que elas necessitam e com a maior brevidade possível”, explica o Secretário de Saúde, o médico Darci Martins Braga.
Ligue 192
O atendimento do SAMU começa a partir do chamado telefônico, quando são prestadas orientações sobre as primeiras ações. O serviço pode ser acessado gratuitamente pelo número 192, a partir de qualquer telefone, fixo ou móvel. Em seguida, as chamadas são remetidas ao Médico Regulador, que presta orientações às vítimas e aciona as ambulâncias quando necessário.
A base do SAMU Metropolitano em Colombo ficará localizada ao lado do Pronto Atendimento do Alto Maracanã com o intuito de otimizar o tempo de resposta entre os chamados da população e o encaminhamento aos serviços de saúde de referência.
Serviço:
SAMU Metropolitano
Telefone: 192
Central da Ambulância, localizada na Rua Abel Scuissiato, 40.