A frente fria que derrubou as temperaturas nos últimos dois dias em Curitiba já se refletiu no aumento do número de atendimentos à população em situação de rua.
As equipes de Abordagem Social 24 horas da Fundação de Ação Social (FAS), compostas por educadores e assistentes sociais, intensificaram as saídas para as rotas pré-estabelecidas e houve aumento no número de solicitações dos moradores da cidade pela Central 156, de atendimento da Prefeitura de Curitiba.
Entre a noite de quarta (27) e madrugada desta quinta (28), o número de chamadas oriundas do 156 solicitando abordagem para moradores de rua foi de 106. Somente durante a noite de quarta foram 62 solicitações feitas por cidadãos curitibanos. Em comparação com a semana anterior, na quinta-feira, 21 de abril (em que os termômetros registraram temperaturas superiores aos 25°C), foram 33 chamadas acionando a abordagem social.
Na noite desta quarta, 55 moradores de rua aceitaram o encaminhamento às unidades de acolhimento da FAS. O número de pessoas que buscaram espontaneamente acolhimento também aumentou. Na Casa de Passagem Boa Esperança, que atende o público masculino, por exemplo, dos 216 usuários que pernoitaram no local, 177 buscaram a unidade espontaneamente. No total, foram 271 acolhimentos de pessoas que estavam nas ruas de Curitiba nesta noite.
Atualmente são 18 unidades de acolhimento para o atendimento à população em situação de rua em Curitiba. O número de vagas saltou de 615 em 2012 para 1.115 em 2016, um aumento de 81%. Enquanto em 2012 foram 13.556 solicitações para o serviço de abordagem social via 156, em 2015 este número saltou para 18.065.
Operação Inverno e Doe Calor
A FAS executa desde 2013, nos meses mais frios do ano, a Operação Inverno, em que é feita a ampliação do número de vagas de acolhimento e de servidores envolvidos no serviço de abordagem social. A operação é lançada normalmente em junho, mas já há preparação para caso seja necessário atencipar a programação.
Além disso, a partir da segunda quinzena de maio, a Prefeitura de Curitiba lança a campanha Doe Calor, de arrecadação de roupas, cobertores e calçados que são distribuídos a famílias em situação de risco e vulnerabilidade social da cidade. Em parceria com o Instituto Pró-Cidadania, é montada uma rede de coleta de doações, que são repassadas aos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) da Prefeitura e a instituições sociais conveniadas à FAS.
Como ajudar
Antes mesmo do lançamento oficial da Doe Calor é possível fazer doações de roupas e cobertores por meio do Disque Solidariedade, pela Central 156.
Doações de comida ou de roupas diretamente na rua, embora sejam gestos de solidariedade, são desaconselhadas pelas equipes da assistência social, pois acabam dificultando o trabalho de convencimento das pessoas a aceitarem o encaminhamento às unidades de acolhimento e reforçam o vínculo da pessoa com a rua. Quem quiser promover ações beneficentes pode entrar em contato com a equipe da Proteção Social Especial da FAS para que sejam desenvolvidas dentro de unidades de acolhimento.
Situações de risco à vida humana nas vias públicas da cidade podem ser comunicadas à Central 156. É importante o solicitante ter o nome da rua e o ponto de referência para indicar ao atendente. Toda solicitação feita à Central 156 gera um protocolo, em que o solicitante recebe uma resposta, por telefone ou e-mail, sobre o resultado do serviço.