O Centro Municipal de Educação Especial para Iniciação ao Trabalho (Cemitra) – Professora Zophia Petronela Socoloski Sade está de casa nova. Localizado na Rua Barão do Cerro Azul, n.º 3.122, a unidade foi inaugurada na tarde do dia 26, terça-feira, e oferece mais conforto aos servidores e estudantes que participam das atividades desenvolvidas no local.
Criado pelo Decreto Municipal n.º 2.418, de 4 de novembro de 2008, o Cemitra tem como mantenedora a Prefeitura de São José dos Pinhais e está vinculado à Secretaria de Educação (Semed), por meio do Departamento de Educação Especial.
“O Cemitra é um projeto de transformação social e de inclusão. Com o novo espaço, conseguimos oferecer melhores condições para o desenvolvimento dos nossos estudantes e mais oportunidades para sua inserção no mercado de trabalho”, afirmou a prefeita de São José dos Pinhais, Nina Singer.
Segundo a Semed, o objetivo do centro é proporcionar aos estudantes da educação especial um atendimento educacional especializado que os prepare para a iniciação ao trabalho, fomentando habilidades que os conduzam tanto à autonomia para a vida diária quanto à qualificação para a educação profissional.
Na unidade, os estudantes participam de oficinas como: iniciação às tecnologias da informação, técnicas em tecido, arte em papel e madeira, artesanato, habilidades sociais, atividades da vida diária e estamparia e sublimação.
O secretário de Educação, Diego Santin Inoue, falou sobre os benefícios da nova estrutura. “Este espaço reflete o nosso compromisso com a educação inclusiva e de qualidade. Estamos dando um passo importante para que nossos alunos tenham ainda mais oportunidades de crescimento pessoal e profissional”, destacou.
Também são oferecidos atendimentos complementares em leitura e escrita, raciocínio lógico matemático e psicopedagogia, além de projetos como Arte em Movimento e Preparação para o Mercado de Trabalho. Hoje, o Cemitra atende mais de 130 estudantes que frequentam as oficinas e 44 estudantes, com idade entre 14 e 59 anos, que estão inseridos no mercado de trabalho.
Homenagem à professora Zophia Petronela Socoloski Sade
O Cemitra homenageia o legado da professora Zophia Petronela Socoloski Sade, falecida em 28 de maio de 2007. A educadora marcou gerações no município, sempre valorizando a alfabetização de seus alunos e reconhecida por sua criatividade, perseverança, coragem e alegria. Características que permanecem vivas até hoje na missão do Cemitra.
Presenças
A inauguração contou com a presença da prefeita Nina Singer; do secretário de Educação, Diego Santin Inoue; do atual vereador e vice-prefeito eleito, Delegado Michel; de vereadores da atual (2021-2024) e nova legislatura (2025-2028), Luiz Monteiro, Luiz Paulo, Sabrina Oliveira e Samuel Pinheiro; da diretora do Cemitra, Vilma Pereira Rocha, da presidente do Conselho de Educação, Caroline Maia, além de demais servidores e autoridades.