quinta-feira, 19 de setembro de 2024
Ensino Integral: já em 2022, Araucária superava metas do MEC definidas para 2024; trabalho de ampliação de vagas segue

Ensino Integral: já em 2022, Araucária superava metas do MEC definidas para 2024; trabalho de ampliação de vagas segue

Ensino Integral
Na educação infantil, todas as crianças de 0 a 3 anos da rede municipal contam com ensino integral

Os dados do Painel de Monitoramento do Plano Nacional de Educação (PNE/MEC) mostram que, no que se refere à educação básica pública, já em 2022, Araucária superou as metas estabelecidas pelo Ministério da Educação para estados e municípios cumprirem até 2024. Segundo a Secretaria Municipal de Educação (SMED), a construção de novas escolas e CMEIs (muitas, em andamento), além de oferecer melhor estrutura a estudantes e profissionais da Educação, também foi planejada para favorecer a implantação de novas turmas em tempo integral. Na educação infantil, todas as crianças de 0 a 3 anos da rede municipal contam com ensino integral.

Um dos principais pontos que caracterizam o ensino integral é quando o estudante tem 7 horas ou mais de atendimento diário, durante todo o ano letivo, na unidade educacional. Conforme registro no Painel de Monitoramento do Plano Nacional de Educação, na meta de “percentual de alunos da educação básica pública em tempo integral”, estabelecida pelo MEC e, no mínimo, 25% para 2024, Araucária já registra 34,5% (índice referente a 2022). Sobre o “percentual de escolas públicas com, ao menos, um aluno que permanece no mínimo 7 horas diárias em atividades escolares”, com meta de 50% das unidades para 2024, Araucária aparece com 62,5% (também referente a 2022).

Três escolas municipais já atendem 100% dos seus alunos em período integral. E não são poucas vagas: a Escola Aleixo Grebos conta com 271 matrículas, a Escola Egipciana com 227 estudantes matriculados e a Escola Ambrósio com 142 estudantes. Tanto a Egipciana quanto a Ambrósio ganharão novos prédios em breve e, com isso, a oferta de vagas em tempo integral será ainda maior, chegando a cerca de 320 estudantes em cada uma delas.

A construção de escolas com padrão arquitetônico e mobiliários adequados para o ensino em tempo integral, previsto em lei federal (Plano Nacional de Educação – PNE), tem sido contemplada pelo município de Araucária. O PNE ressalta que esta ação deve beneficiar, com prioridade, “comunidades pobres ou com crianças em situação de vulnerabilidade social”.

TRANSFORMAÇÃO

Quando o assunto é infraestrutura da Educação, Araucária se orgulha em ter realizado uma verdadeira transformação nos últimos anos. Já são 15 novos CMEIs, 7 ampliações de unidades e 3 novas escolas. No momento, mais de 10 novas obras de unidades educacionais estão em execução. É sempre importante lembrar que, junto com esses novos prédios, há o trabalho para aquisição de mobiliário adequado, de parquinhos e brinquedos, da contratação de novos trabalhadores da Educação, além da equipe de terceirizados necessária para a organização e melhor funcionamento das unidades.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress