Encontros entre forças de segurança reforçam atuação integrada no Paraná

Encontros entre forças de segurança reforçam atuação integrada no Paraná

Hudson Leôncio Teixeira
Secretário estadual da Segurança Pública, Hudson Leôncio Teixeira, concluiu no dia 16 de janeiro, segunda-feira, uma série de encontros com representantes das forças de segurança do Estado.

O secretário estadual da Segurança Pública, Hudson Leôncio Teixeira, concluiu no dia 16, segunda-feira, uma série de encontros com representantes das Forças de Segurança do Estado para se inteirar e guiar as diretrizes da pasta. Durante a manhã, ele recebeu a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros. Nas últimas semanas, foram apresentadas as demandas e metas das demais corporações, como as polícias Civil, Científica e Penal e a Coordenação Estadual dos Conselhos Comunitários de Segurança (Conseg).

“É um momento importante para conhecer a realidade de cada uma das forças e as demandas particulares das corporações, como operacionais, administrativas ou as de estruturação de carreira”, destacou o secretário.

Segundo ele, a proximidade aumenta a assertividade nas decisões. “Todas as demandas trazidas serão avaliadas e passadas ao Governo do Estado, com o intuito de atender o máximo possível, dentro da lógica da gestão e do orçamento”, afirmou.

O coronel Sérgio Almir Teixeira, que assumiu recentemente o comando da Polícia Militar, destacou a importância dessa abertura. “Esse diagnóstico colabora para entender como as instituições estão preparadas e priorizar ações. Apresentamos detalhes do efetivo, estrutura e necessidades. Além disso, entendemos como a Sesp pode nos auxiliar nos projetos e definir metas conjuntas para a gestão”, disse o coronel.

Para o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Manoel Vasco de Figueiredo Júnior, foi uma oportunidade de tratar das necessidades específicas do CBMPR após o processo de desvinculação da Polícia Militar. “Somos o 26º Corpo de Bombeiros independente no Brasil. Pudemos apresentar de forma detalhada nossa atuação diária e no Verão Maior Paraná. Também definimos metas e melhorias das ações do Corpo de Bombeiros, como nas operações de busca e salvamento e combate à incêndio”, frisou.

POLÍCIA PENAL

A primeira reunião foi com a Polícia Penal, no início do mês. Entre os temas abordados estiveram a estrutura física das unidades prisionais, investimentos em segurança e tecnologia e o tratamento penal, incluindo as ações de educação e fomento do trabalho, além dos programas para reinserção dos presos.

O Governo do Paraná transformou o Departamento Penitenciário do Estado do Paraná (Depen) em Departamento de Polícia Penal (Deppen) em 2021, ampliando o poder de atuação do grupo operacional. Em seu primeiro ano após a transição para Polícia Penal, a instituição teve conquistas significativas, como a criação de 2.256 vagas com as inaugurações das novas unidades.

“Hoje toda a escolta das pessoas privadas de liberdade, antes sob comando das polícias Militar e Civil, é feita pelos policiais penais. Temos muitas metas para alcançar até 2026 e podemos avançar mais”, explicou o diretor-geral da Polícia Penal, Osvaldo Messias Machado.

POLÍCIA CIVIL

O delegado-geral da PCPR, Silvio Jacob Rockembach, destacou que a reunião de trabalho com o secretário organizou prioridades. “Apresentamos os projetos estruturantes para os próximos quatro anos, voltados para dois objetivos principais: melhorar as condições de trabalho dos policiais e a qualidade de trabalho ao público”, disse.

Recentemente a contratação de mais de 400 servidores para compor o efetivo da Polícia Civil do Paraná conferiu uma marca histórica no Estado: todas as 161 comarcas passaram a contar com delegados.

POLÍCIA CIENTÍFICA

Referência para o Brasil, a Polícia Científica do Paraná apresentou seu diagnóstico institucional e o planejamento estratégico para os próximos quatro anos. “Precisamos estar alinhados com a política estadual de segurança pública e o plano de Governo. É importante essa abertura e essa proximidade, porque trazem mais agilidade e alcance das metas”, afirmou o diretor-geral da Polícia Científica do Paraná, Luiz Rodrigo Grochocki.

O Estado é um dos que mais contribuem com a Anvisa na identificação de novas substâncias ilícitas e, também, um dos que mais incluem perfis genéticos na rede nacional de investigações devido ao trabalho desenvolvido pela Polícia Científica.

CONSEG

O coronel Chehade Elias Geha, coordenador Estadual dos Conselhos Comunitários de Segurança, destacou a evolução do trabalho, os desafios vencidos, quais as expectativas e os projetos futuros.

“A coordenação é uma assessoria do secretário para assuntos junto à comunidade e conselhos comunitários de segurança. O encontro serviu para alinhamento de atividades para que possamos evoluir no atendimento à sociedade civil organizada”, disse.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress