A Prefeitura de Pinhais, por meio da Secretaria de Educação (Semed), promoveu encontro do projeto “Dialogando com as Famílias da Educação Especial”. O evento foi aconteceu no auditório da sede da Semed, localizado no bairro Weissópolis. A iniciativa é realizada no município desde 2012.
De acordo com a prefeita de Pinhais, Rosa Maria, ouvir a comunidade se torna primordial no processo de atendimento. “Tenho uma profunda admiração pelos profissionais que atuam na educação especial, pois sabemos que não é uma tarefa fácil. Quanto aprendizado essas crianças e pais nos trazem, tantas vivências, quantas histórias de superação. Não há maneira melhor para formularmos políticas públicas do que escutando nossa população, esse é nosso papel para que possamos oferecer um serviço de qualidade”, salienta.
A secretária de Educação, Andrea Franceschini, enaltece o atendimento oferecido pelos profissionais. “Nosso objetivo é conversar bem de perto com as famílias. Este projeto completa 11 anos. Na época, a atual prefeita era secretária de Educação. Desde então, procuramos dar continuidade às ações. Durante a pandemia tivemos que nos desdobrar para continuar os trabalhos, sobretudo no que se refere à educação especial”, ressalta.
Para Ricardo Alexandre de Camargo, 46 anos, morador do bairro Vargem Grande, a Educação Especial em Pinhais merece destaque. “Tenho dois filhos autistas, mas são completamente diferentes. Um deles é atendido na Rede Municipal. Estamos muito bem assessorados aqui, temos livre comunicação com os profissionais e isso ajuda muito. O atendimento é muito bom com recursos multifuncionais. Ao conversar com amigos e colegas de trabalho, posso dizer que é melhor que na rede particular, pois me relatam que o atendimento não é tão bom quanto o oferecido aqui no município”.
A palestrante da noite, professora e escritora Maria de Fátima Minetto, destacou a qualidade dos serviços prestados às famílias pela administração municipal. “É sempre um prazer estar aqui, se pudesse trabalharia em Pinhais com certeza. Viajo o Brasil todo e não vejo nada parecido com o que presencio no município. Vocês, pais, são privilegiados em vários aspectos, a educação especial é sem dúvidas um deles. Além de outras tantas experiências que são extremamente exitosas”, conclui.