A Guarda Municipal de Pinhais, em parceria com o Consórcio das Guardas Municipais da Região Metropolitana de Curitiba (Coin-GM), promoveu no dia 6, quarta-feira, o 3º Encontro das Rosas de Aço. Com o tema “A presença das mulheres nas forças de segurança pública”, o objetivo do evento é refletir sobre os processos sociais, que historicamente caracterizam a presença feminina em instituições de segurança pública no país e fornecer subsídios para construção de um ambiente igualitário de conhecimento das relações de gênero e de poder.
Programação
A programação do encontro começou pela manhã, com uma roda de conversa no auditório da Secretaria Municipal de Educação (Semed). A troca de experiências teve participação da prefeita de Pinhais, Rosa Maria, que mediou o debate ao lado da juíza da Vara Criminal de Pinhais, Dra. Daniela Miola, da delegada adjunta de Pinhais, Dra. Géssica Feitosa Moraes de Andrade, da comandante da Guarda Municipal de Fazenda Rio Grande, Maria Natalina Malaquias, da gerente técnica do Coin-GM, Helena Ferreira Neto, e da membra da 1ª Turma da Guarda Municipal de Pinhais, Evelyn Helena da Silva.
Questão feminina
Evelyn parabenizou o Coin-GM pela iniciativa e comentou sobre a questão feminina em Pinhais. “Nós, mulheres, somos cerca de 20% do efetivo da GM de Pinhais. É importante destacar que temos mulheres em todas as áreas da nossa corporação, na ROMU, na Patrulha Escolar. Eu trabalhei na rua por nove anos e hoje coordeno a Central de Monitoramento. Aqui temos os projetos Ponto Final e o Selo Mulher + Segura. Hoje atendemos aproximadamente 600 mulheres com o botão ativo Maria da Penha pelo app 153 Cidadão. Muitas mulheres preferem ser atendidas por guardas mulheres, e isso tem feito a diferença para a segurança das nossas munícipes”, relatou.
Papel da mulher
A juíza Daniela Miola também contribuiu com reflexões sobre o papel da mulher nas diferentes áreas de atuação dentro da segurança pública: “A cada dia que passa é uma evolução, com iniciativas como esta. Nós sabemos das dificuldades pelas quais passamos, e vocês [guardas] na linha de frente, em situações de estresse, muitas vezes têm de lidar no calor da emoção, e têm de tomar decisões ponderadas e não é fácil. Somos tratadas muitas vezes de forma adversa, isso é um aprendizado constante. São vitórias e derrotas diariamente. Temos que buscar sempre esses encontros para trazermos essa reflexão e apoio. Precisamos ouvir e sermos ouvidas”.
Perseverança
Para a delegada adjunta de Pinhais, Géssica Andrade, os desafios exigem perseverança: “Eu sempre defendi e lutei pelo direito da mulher, para mim é a pasta mais importante. Já tive colega de trabalho que falou para mim que não conseguia trabalhar com mulher. Eu estudei para passar no concurso e tive que ouvir que assumi o cargo porque eu era bonita. Minha dica é: não baixem a cabeça, a sociedade tem uma ideia de que a gente tem que ser queridinha, fofinha… Não se preocupem, se imponham, não deixe ninguém tentar diminuir você por ser mulher, isso não existe. O assédio não é brincadeira, não temos que tolerar”.
Homenagem
Ao final do debate, a prefeita de Pinhais prestou uma homenagem às mulheres da mesa, e ressaltou a importância de iniciativas como essa. “Eu tenho uma admiração enorme por cada mulher que se destaca, se levanta, e torna-se livre para fazer aquilo que deseja fazer. Esse é um movimento que integra, que fortalece, podemos sempre nos ajudar pela diminuição da violência, do preconceito, da discriminação, nós queremos apenas o nosso espaço. Isso tem que acontecer sobretudo entre nós mulheres, a isso chamamos sororidade. Quando uma mulher se levanta, muitas outras se levantam com ela. Separadas, somos pétalas, unidas, somos rosas de aço”, finalizou Rosa.
Presenças
Estiveram presentes na roda de conversa, mulheres agentes das guardas municipais de Pinhais, Curitiba, Quatro Barras, Campo Largo, Piraquara, Fazenda Rio Grande, Campina Grande do Sul, Araucária e São José dos Pinhais. Ainda na parte da manhã, elas visitaram a Central de Monitoramento da GM de Pinhais, para conhecerem de perto o sistema de inteligência integrado à Muralha Digital. Também participaram do encontro o secretário municipal de Segurança e Trânsito, Anderson Mendes, e o vereador Arnaldo do Vizinho Solidário.
No período da tarde, um treinamento de tiro foi realizado com as agentes, no Skull Hunters, Clube de Tiro parceiro das forças de segurança, localizado em Pinhais. Na oportunidade, as guardas municipais e policiais civis presentes revisaram as regras de segurança e efetuaram disparos sob a instrução dos GMs Milto, Ferreira e Sérgio, de Pinhais, em uma atividade que encerrou o 3º Encontro das Rosas de Aço.