Empossado, conselheiro Augustinho Zucchi defende trabalho técnico e justo

Empossado, conselheiro Augustinho Zucchi defende trabalho técnico e justo

augustinho zucchi
A solenidade foi realizada na tarde do dia 25 de janeiro, quarta-feira, na sessão extraordinária nº 1/2023 do Tribunal Pleno

“Todos devemos prezar pela boa utilização dos recursos públicos. Afinal é isso que espera a população que paga impostos, contribui com seu trabalho, gera dividendos e empregos. Nossa função é fazer com que os recursos voltem para melhorar a cidadania de cada pessoa que habita o nosso Estado”. Essas palavras marcaram o discurso de posse de Augustinho Zucchi no cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR).

A solenidade foi realizada na tarde do dia 25 de janeiro, quarta-feira, na sessão extraordinária nº 1/2023 do Tribunal Pleno. Zucchi lembrou da origem rural e humilde de sua família e do sonho de infância, de ser agrônomo e deputado – ambos já realizados. “Sempre busquei retidão naquilo que faço e vou trabalhar para que o Tribunal continue tendo o respeito do nosso país”, afirmou Zucchi.

Na avaliação do conselheiro recém-empossado, a atuação política e o controle externo do gasto público têm o mesmo sentido e cumprem os mesmos objetivos. “O critério é técnico e legal, e a decisão deve ser justa”, declarou. “Além de punir o que, infelizmente, é o caso, é fundamental que se possa orientar, para evitar que um mero erro técnico possa levar a uma condenação.”

Solenidade

Compuseram a mesa da solenidade de posse o presidente do TCE-PR, conselheiro Fernando Guimarães; o vice-governador do Paraná, Darci Piana; o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ademar Traiano; o procurador-geral de Justiça, Gilberto Giacoia; a procuradora-geral do Ministério Público de Contas (MPC-PR), Valéria Borba; e o defensor público André Ribeiro Giamberardino. A plateia era composta por outras autoridades, membros e servidores do TCE-PR, familiares e amigos do conselheiro.

Após prestar o compromisso legal e assinar o termo de posse, Zucchi recebeu da esposa, Andreia Nierotka, as vestes talares. Em seguida, tomou assento no corpo deliberativo do Tribunal, onde comporá a Segunda Câmara de julgamentos. Ele ocupou a vaga do conselheiro Nestor Baptista, que se aposentou no final de novembro.

Indicado pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior, Zucchi teve o nome aprovado pela Assembleia Legislativa do Estado em 14 de dezembro passado. O Decreto nº 12.902 com a nomeação foi publicado em 30 de dezembro, na edição nº 11.327 do Diário Oficial do Poder Executivo do Estado do Paraná.

Em nome dos membros e servidores do TCE-PR, o presidente deu as boas-vindas e desejou sucesso ao novo conselheiro. A procuradora-geral do MPC-PR, Valéria Borba, destacou o currículo do empossado – que foi servidor público estadual, deputado e prefeito – e afirmou que a sua nomeação para o cargo é o reconhecimento legítimo desses méritos.

“O senhor merece estar aqui. Tem um currículo à altura para estar sentado nesta cadeira. Além de arejar e renovar nossos quadros, contribuirá enormemente para o desenvolvimento do controle externo”, afirmou Valéria.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress