Em reunião com cônsul, Greca e Eduardo Pimentel afirmam que Curitiba vai fortalecer relações com os Estados Unidos

Em reunião com cônsul, Greca e Eduardo Pimentel afirmam que Curitiba vai fortalecer relações com os Estados Unidos

relações com os Estados Unidos
O assunto foi tratado no dia 26, terça-feira, em reunião na Prefeitura de Curitiba

Curitiba vai fortalecer as relações econômicas, culturais e diplomáticas com os Estados Unidos. O assunto foi tratado no dia 26, terça-feira, em reunião com o prefeito Rafael Greca, o vice-prefeito e prefeito eleito, Eduardo Pimentel, e o cônsul para Assuntos Políticos dos EUA em São Paulo, Josh Stern. O encontro foi na Prefeitura de Curitiba.

Stern está no Brasil há um ano e já fala bem o português. O prefeito Greca explicou que Curitiba tem várias parcerias internacionais e atualmente um grande financiamento com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para a implantação do Novo Inter 2.

“Também temos acordos com os Brics, a Agência Francesa de Desenvolvimento e o banco alemão KfW. Todos esses financiamentos para a obra foram feitos nestes oito anos de gestão e agora o Eduardo Pimentel vai implantar”, explicou Greca.

O vice-prefeito Eduardo Pimentel afirmou que nos próximos quatro anos quer fortalecer as relações comerciais, turísticas, culturais e de negócios com os Estados Unidos. “Curitiba tem uma boa saúde financeira, graças a nossa boa gestão nos últimos oito anos, e vamos buscar novos financiamentos internacionais. Vamos terminar todas as obras em andamento na cidade”, garantiu Eduardo Pimentel.

 

Cidade exemplar

O cônsul para Assuntos Políticos dos EUA em São Paulo, Josh Stern, explicou que pretende fazer novos encontros em Curitiba e no Paraná para estreitar as relações diplomáticas. “Curitiba tem uma reputação incrível mundialmente e foi escolhida a Cidade Mais Inteligente do Mundo, isso mostra como a cidade é exemplar”, afirmou Stern.

 

Novos desafios

Para o assessor-chefe de Relações Internacionais da Prefeitura de Curitiba, Rodolpho Zannin Feijó, o encontro foi importante para discutir o futuro e os novos desafios que o mundo enfrenta. “Esta reunião fortaleceu ainda mais os laços entre Curitiba e os Estados Unidos. Nossas excelentes relações de cooperação precisam ser estreitadas, para enfrentarmos juntos os grandes desafios do século XXI”, disse Feijó.

 

Curitiba – Estados Unidos

Curitiba é cidade-irmã de quatro municípios norte-americanos: Columbus (Ohio), Jacksonville, Orlando e o Condado de Miami-Dade (os três no estado da Flórida). Em 2023, o prefeito Rafael Greca cumpriu agendas em Denver (Colorado), Chicago (Illinois) e Washington (DC).

A convite do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Greca viajou a Washington, capital dos EUA, para a edição de 2023 do Lide Brazil Development Forum (Fórum de Desenvolvimento do Brasil).

As agendas na cidade, que ocorreram entre os dias 1 e 6 de setembro, incluíram uma palestra no painel “Oportunidades de Financiamentos para Infraestrutura e Serviços Públicos nos Estados e nos Municípios Brasileiros”, o encontro com o presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento, Ilan Goldfajn, e visitas técnicas a programas de eletromobilidade e adaptação às mudanças climáticas em Washington.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress