A partir da semana, os Correios, começaram a distribuição do carnê do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU). Apesar do momento de crise enfrentado pelo país, onde diversas medidas estão sendo tomadas para enfrentar a situação, a Prefeitura de Pinhais reforça que não haverá reajuste no valor do IPTU para esse ano de 2017. Apenas haverá a atualização do valor referente à inflação.
O imposto é uma das principais fontes de arrecadação municipal, e o valor recolhido fica integralmente nos cofres do município, sendo utilizado pela administração em ações que beneficiam diretamente a população. Parte deste montante é investido nas áreas da saúde e educação, e também na execução de obras de infraestrutura que serão realizadas na cidade durante todo o ano.
O valor do imposto pode ser pago em qualquer agência bancária, lotéricas ou pela internet até o vencimento. Após esse prazo deve ser emitida guia atualizada pelo site www.pinhais.pr.gov.br/iptu ou no Departamento de Rendas Imobiliárias. É importante ressaltar que no valor a ser pago já estão previstas as taxas de recolhimento de lixo e taxa de bombeiros.
Até o dia 17 de fevereiro o contribuinte pode garantir 8% de desconto, somente no valor do IPTU, para pagamento à vista. Há também a possibilidade de parcelamento em até 10 vezes com vencimento no dia 15 de cada mês. A segunda via do carnê de IPTU pode ser gerada pelo link da Prefeitura de maneira rápida e prática, para isso o contribuinte deve ter em mãos o número da inscrição imobiliária.
Dívida Ativa
O munícipe que estiver em situação de dívida ativa deverá se dirigir ao Departamento de Rendas Imobiliárias para verificar as possibilidades de parcelamento de seus débitos, sob pena de cobrança judicial.
Serviço
O Departamento de Rendas Imobiliárias fica na Avenida Camilo Di Léllis, 453, no Centro de Pinhais. Mais informações pelos telefones (41) 3912-5178 ou (41) 3912-5180. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30, ininterruptamente.